Apartamento de 70 m² foi decorado para ser prático e receber bem
Em Porto Alegre, o apê foi decorado para um casal jovem que não pode perder muito tempo com a manutenção da casa e que gosta de receber amigos
Por Jéssica Michellin
access_time
20 Dec 2016, 15h42 - Publicado em 1 Sep 2015, 15h09
A decoração deste apartamento de 70 m², em Porto Alegre (RS), deveria obedecer a uma prioridade do jovem casal: receber e acomodar bem os amigos, já que Laura Zuanazzi e Bruno Kausmann são muito festeiros. “Fazer um espaço bacana para receber nossos convidados era um desejo nosso”, revelou a moradora Laura Zuanazzi. O seu namorado, Bruno, conta que a praticidade também é importante já os dois trabalham fora o dia todo. Para atender aos dois pedidos da dupla, a arquiteta Andrya Kohlmann entrou em cena. Dos dois quartos que compõem o apartamento, um deles foi transformado em closet. “Como o quarto era pequeno e não acomodava todos os móveis e acessórios, optamos por transformar um dormitório em closet”, contou a arquiteta. Outra mudança foi a colocação de um piso vinílico, da Durafloor, que imita madeira em toda a extensão do espaço. “Foi escolhido porque é de fácil manutenção e limpeza. Tudo pensando em praticidade para o casal”, completa Andrya. Já a sala, além do sofá, ganhou uma bancada com almofadas para receber os amigos. Todos os móveis do apartamento foram feitos sob encomenda pela Romanzza. E repare: os grande móveis todos possuem tons neutros, enquanto as cores vibrantes são pontuais: aparecem apenas nos acessórios.
-
1.
zoom_out_map
1/9
O piso vinílico, da Durafloor, imita madeira. No mesmo tom, a bancada da cozinha é revestida de MDF. Já as cadeiras, da Tok&Stok, foram inspiradas nos clássicos do design mundial, a linha Eames, assinada por Charles e Ray Eames. Feitas de plástico, elas garantem uma atmosfera descontraída.
-
2.
zoom_out_map
2/9
A cozinha americana ganhou revestimento de cerâmica da Portobello, nas cores azul marinho e cinza. Já as banquetas da Tolix, feitas de aço galvanizado com pintura de pó, ao lado dos eletrodomésticos em aço inox, dão um ar urbano para o espaço. "Queríamos um ponto focal. Para isso, colocamos um revestimento diferenciado que desse ênfase como pano de fundo", explica a arquiteta.
-
3.
zoom_out_map
3/9
Uma das portas do mobiliário da cozinha ganhou revestimento de vridro para que pudesse funcionar como um mural de recados. "O mural traz interação entre os moradores", conta Andrya.
-
4.
zoom_out_map
4/9
Os móveis em amarelo laca brilho dão cor à cozinha de proporções diminutas.
-
5.
zoom_out_map
5/9
Cores neutras foram escolhidas para os objetos mais estáticos, como o mobiliário da TV e o sofá. Já os objetos que podem ser trocados ao longo do tempo, como tapetes e almofadas, ganharam tons vibrantes: vermelho e azul. "O tapete de estampa gráfica em tons de azul e cinza da Oppa garante movimento à sala", conta a arquiteta Andrya Kolhmann.
-
6.
zoom_out_map
6/9
Uma sanca invertida foi feita no forro, deixando-o distante da parede. Neste espaço, que pode variar de 10 a 156 cm, uma placa de LED foi colocado. "Sempre fazemos esse efeito, porque dá uma iluminação interessante para o espaço", explica Andrya.
-
7.
zoom_out_map
7/9
O piso vinílico se estende aos dormitórios. No quarto, ele é complementado por um criado-mudo feito sob medida. Um papel de parede marcante, na cor azul turquesa, traz vivacidade ao espaço.
-
8.
zoom_out_map
8/9
Um aparador foi colocado para guardar as coisas do dia-a-dia, como pijamas e acessórios. Uma porta dá acesso ao closet, um dormitório adaptado para a função.
-
9.
zoom_out_map
9/9
As cores neutras prevalecem no banheiro. A parede ganhou revestimento de pastilhas da Portobello para dar textura ao espaço.