Apartamento ganha canto zen com rede de balanço e chão de pedriscos
Assinado pelo escritório Interni Arquitetura, este projeto possui mix de revestimentos e cores em todo o imóvel
A moradora deste apartamento em São Paulo pediu ao escritório Interni Arquitetura, das sócias Gabriela Terni e Carolina Kfouri, um lar com espaços integrados, aconchegantes e multifuncionais para receber os amigos e para curtir a casa com o cachorro. “Ela também queria uma área zen para fazer suas leituras e trabalhar de casa”, contam as profissionais.
Integrar cozinha, sala e varanda foi o primeiro passo – quando uma viga estrutural baixa foi descoberta, a solução foi criar ali um nicho decorativo. No living, um banco que percorre o espaço de ponta a ponta e atende a necessidade de uma mesa de oito lugares que geralmente ocupa muito espaço.
As poltronas geralmente ficam voltadas para o sofá, mas, em uma festa ou recepção com os amigos, é possível girar os assentos para a varanda, pegar as mesinhas de apoio e usar como uma área para aperitivos, com o apoio do carrinho como bar.
Como a cliente queria ter uma forro de madeira na sala, o escritório criou uma caixa que destaca a estante e unifica a marcenaria. A mesma estrutura abriga uma sanca iluminada na divisa com teto de gesso e também embute a porta de correr da cozinha.
Para o dia-a-dia, a cozinha também tem uma copa, que deixa o cômodo mais amplo e traz praticidade e funcionalidade, com o cantinho do café sobre a bancada, uma torradeira e uma mesa de apoio. A marcenaria ganhou moldura nas portas para trazer mais texturas e profundidade.
O ladrilho hidráulico com mix de tom neutro com tom terroso também é utilizado na churrasqueira da varanda, que funciona como uma área gourmet, com pequeno cooktop de apoio e frigobar.
Aliás, texturas diferentes aparecem por todo o apê: palhinha, ripado, vidro acidato e vidro canelado trazem riqueza aos detalhes do apartamento, além de sofisticação e conforto.
Na suíte master, o pedido era por um espaço mais “zen”, sem TV, onde fosse possível ler e praticar violino. Como no quarto não cabia uma poltrona e a varanda é bem estreita, a solução foi usar uma rede de balanço. Para completar o clima, pedriscos no piso trazem uma sensação de área externa.
“Criamos um painel ripado vazado em marcenaria que serviu de apoio para pendurar a rede e também como uma divisória entre a sala e esse espaço mais reservado, sem precisar fechar a área”, explicam as profissionais. O rosa e vinho foram escolhidos para trazer mais feminilidade ao ambiente e deixar mais aconchegante com cores quentes.
O quarto de hóspedes reúne funções: é possível trabalhar, receber convidados e fazer aulas de violino. Aqui, as cores são tons que remetem à natureza, já que o espaço é mais fechado e não tem plantas naturais.
Por fim, uma parede do lavabo foi revestida com tijolinhos travertinos, o que norteou o uso do tom de terracota nas demais paredes.
Veja mais fotos na galeria abaixo!