Continua após publicidade

Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes

Uma grande estante multifuncional marca a área social deste projeto assinado pelo escritório Nati Minas & Studio e pela arquiteta Gabriela Mestriner.

Por Redação
Atualizado em 1 abr 2024, 15h00 - Publicado em 1 mar 2024, 13h00

Este apartamento de 150 m² acolhe os hábitos de seu jovem morador, um psicólogo que tem como hobby tocar piano. Leitor árduo e apaixonado por cinema, seu pedido para o escritório Nati Minas & Studio e para o Gabriela Mestriner foi por uma estante na sala para colocar seus livros e filmes. O móvel acabou agregando novas funções no decorrer do projeto.

Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto, sala de estar com estante de serralheria, banco e sofá.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

A estante de serralheria ampara, além dos livros e filmes, a TV do home theater, criando uma divisória permeável entre as salas para não quebrar a integração, mas dando o aconchego necessário para o ambiente – um banco de madeira que compõe o layout da sala de estar e um mancebo com prateleira de apoio na entrada do imóvel.

Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto, sala de estar, cozinha e varanda gourmet integrada.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

O cliente quis acabamentos diferenciados, então por meio de pesquisa, foram escolhidas, como base do apartamento, réguas de bambu, que permeiam o piso, forro e painéis com portas mimetizadas da área social. Além dessa caixa de bambu, há materialidades de cor branca, neutra, mas com texturas interessantes, como a chapa metálica perfurada, que trazem abrigo e integração.

Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto, cozinha com pedras cinzas e painel vazado.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

A chapa foi usada como segundo elemento, aparecendo na estante principal e nos fechamentos em cenas aberta e fechada entre cozinha/estar e estar/jantar. Para mimetizar o fundo branco, as pedras eleitas para bancadas de trabalho são da mesma cor.

Continua após a publicidade
Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto, sala com cozinha integrada separada por painéis vazados.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

Escolhas cinzas aparecem tanto na chapa metálica das estantes trabalhadas em montantes e prateleiras, quanto no revestimento da cozinha com textura de pedra. A cozinha mais escura se mimetiza atrás das nuances da chapa metálica perfurada que divide a sala, apagando o que não é necessário se ver enquanto as portas estão fechadas.

Continua após a publicidade
Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto, varanda com piano.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

“O trabalho com possibilidades/cenas é constante no escritório, acreditamos que se moldar conforme a dinâmica do morador é o maior mérito que uma casa pode ter”, contam os profissionais.

Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto, estante com tv no quarto de casal.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

O quarto tem o mesmo conceito de elemento multifuncional da sala, unindo o pendurador de roupas, escrivaninha e suporte para TV em uma ilha e setorizando a área de closet e acesso ao banheiro.

Apartamento de 150 m² une os hobbies do morador: piano, livros e filmes. Projeto de Nati Minas & Studio. Na foto banheiro com granilite e espelhos geométricos.
(Carolina Lacaz/Casa.com.br)

Nos banheiros, o porcelanato com textura de granilite e fundo escuro leva pontos de cor. Do desenho de cacos, surge o traço das cubas esculpidas e espelhos feitos sob medida para o projeto.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos!

Publicidade