Antes & Depois: 5 ambientes que ganharam repaginação minimalista

Estes quartos e salas sofriam com o acúmulo de quadros, móveis e acessórios – veja as transformações causadas por um toque de minimalismo

Por Mariana Bruno Atualizado em 19 jan 2017, 14h12 - Publicado em 17 ago 2016, 18h11

Quem não soma funções em um mesmo ambiente que atire a primeira pedra. Ao lado do acúmulo de bens em um mesmo espaço, a prática pode atrapalhar na hora de montar uma casa equilibrada e sem exageros. Para dar exemplos práticos, o site Lonny repaginou cinco quartos e salas que se beneficiaram e muito da tendência minimalista. Confira:

1. Escolha uma peça de impacto

01-ambientes-transformacao-minimalista-lonny

Este espaço tinha arte demais para pouca metragem. As paredes tipo galeria, com diversas fotos, quadros e itens, são uma tendência, mas às vezes o melhor mesmo é escolher uma peça maior que crie um impacto no ambiente. As pilhas de livro também foram retiradas, assim como os acessórios nos parapeitos das janelas.

 

2. Abra mais espaço

02-ambientes-transformacao-minimalista-lonny

A regra anterior vale neste quarto, mas a mudança maior foi no fluxo, que melhorou bastante sem a mesa de centro, poltrona e suporte de vaso. Afastar a arte e os móveis da janela também ajuda a clarear o espaço.

 

3. Escolha suas cores

Continua após a publicidade

03-ambientes-transformacao-minimalista-lonny

Todo branco, o quarto já tinha personalidade suficiente com o quadro de poás, a manta preta e a cabeceira amarelada. Os outros itens acabaram carregando o ambiente. O pufe, o abajur e os quadros próximos da janela também abriram o espaço.

 

4. Aposte no minimalismo

04-ambientes-transformacao-minimalista-lonny

Uma limitação no número de itens nas paredes e nas superfícies desta sala foi necessária para se aproximar ao minimalismo: o espelho se transformou na peça principal sem o acompanhamento de quadros, que foram minimizados juntamente dos livros, do assento e da escultura.

 

5. Escolha um lado

05-ambientes-transformacao-minimalista-lonny

O equilíbrio, apesar de essencial, pode ser difícil de alcançar em espaços menores e integrados – problema observado nesta sala, que sofria com muita informação em ambos os lados da lareira. A escrivaninha, a poltrona, a televisão e outros itens foram retirados, o que fez uma diferença automática na atmosfera do espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade