Ambiente multifuncional em apê reúne estar, jantar, home office e charmoso espaço de café
Assinado pela arquiteta Karina Passarelli, este apartamento de 135 m² tem iluminação com spots embutidos em trilhos e cozinha integrada.

Assinado pela arquiteta Karina Passarelli, este apartamento de 135 m² passou por uma transformação completa para atender às necessidades e ao estilo de vida de um jovem casal. Apesar de não terem filhos, os moradores recebem frequentemente familiares, amigos e afilhados, o que exigiu uma planta fluida, integrada e acolhedora.

O ponto de partida do projeto foi a ampliação da área social. A planta original contava com três dormitórios, mas dois deles foram completamente demolidos para ampliar a sala existente e criar um espaço multifuncional que integra de forma harmônica estar, jantar, home office e charmoso espaço de café.

A cozinha, que já era aberta, foi mantida integrada a esse grande living, favorecendo a convivência e o aproveitamento da luz natural.

Como o casal é abstêmio, a tradicional ideia de um bar deu lugar a um espaço dedicado ao café, próximo ao escritório, reforçando o estilo de vida dos moradores. O resultado é um ambiente despretensioso, mas repleto de personalidade, que ganha força com o uso de cores intensas, texturas marcantes e elementos decorativos que imprimem identidade ao projeto.

O apartamento não contava com lavabo e, para solucionar essa questão, a arquiteta transformou o segundo banheiro em um ambiente com atmosfera intimista, ocultando a área de banho com um painel espelhado, o que também ampliou visualmente o espaço.

A iluminação foi pensada em camadas, permitindo diversas cenas e atmosferas no mesmo espaço. Spots embutidos em trilhos garantem a luz geral; sancas, cortineiros e marcenarias contam com iluminação indireta; e pontos focais surgem com luminárias de piso, bancadas e até painéis de neon.

Essa estratégia foi replicada também na suíte do casal, onde perfis de LED contornam o painel ripado próximo à janela e arandelas nas laterais da cama criam o clima ideal para momentos de descanso.

Um dos grandes desafios técnicos da obra foi integrar os ambientes sem evidenciar as vigas das paredes removidas. A solução veio com o rebaixamento do forro na área de TV, disfarçando as vigas existentes e criando um ambiente mais aconchegante e acolhedor para quem assiste à TV no sofá.
O projeto também atualizou toda a infraestrutura elétrica e de iluminação, além da instalação dos sistemas de ar-condicionado.

O piso, escolhido pelos próprios moradores, é um modelo polido de tom cinza com veios sutis, instalado em grandes placas para valorizar a sensação de continuidade e sofisticação.
A paleta de tons neutros, que varia entre cinzas e pretos, como os da pedra da bancada e o painel de pedra portuguesa na parede, ganha pontos estratégicos de cor, revelando o estilo jovem, contemporâneo e elegante dos proprietários.