Casa Created with Sketch.

Alugar casa na Disney é mais vantajoso do que ficar em hotel

Comparação entre hotéis e imóveis para alugar em Orlando mostra que ficar em hotel pode ser mais caro, mesmo com menos mordomias

exame-title flash-02-casa-disney

Uma casa com três dormitórios, piscina privativa, cozinha, lavanderia, internet, televisão com tela LCD, em um condomínio com infraestrutura de um hotel: 119 dólares a diária. Assim como essa casa, existem diversas opções similares de condomínios, chalés e apartamentos para alugar em Orlando, próximos aos parques da Disney. A economia é bastante clara em relação a hotéis, que cobram pela estadia na cidade um valor médio de 110 dólares a diária por quarto, de acordo com dados do Hotel Price Index, índice elaborado pelo site Hoteis.com, que se baseia nos preços efetivamente pagos por usuários em mais de 140.000 hotéis em diversas cidades.

 O apartamento descrito acima e nas fotos, acomoda até seis pessoas e o valor da diária é válido para períodos de baixa temporada. A economia em relação aos hotéis, que ficam na mesma faixa de preço, mas acomodam menos hóspedes, é o que tem levado cada vez mais brasileiros a preferir os “rental vacations”, como são chamados os aluguéis de casa para temporadas. A afirmação é do sócio-fundador da Orlando Fun Rentals, Martonio Pinto, que mora há 26 anos em Orlando. “Os brasileiros também gostam das mordomias deste tipo de acomodação, que os fazem sentir como se estivessem em casa. Aliás, em muitos casos, até ‘melhor’ do que estar em casa”, afirma.

Com a ajuda da Orlando Fun Rentals, EXAME.com fez um levantamento comparando a estadia em imóveis para locação com hotéis de padrão similares durante a baixa temporada. Segundo Pinto, o resultado da comparação para alta temporada seria o mesmo, uma vez que nos dois casos os preços sobem da mesma forma. Veja a seguir:

00-casa-disney

 

Como alugar

 

O procedimento para alugar imóveis para temporada é muito parecido com o de uma reserva de hotel. De acordo com a legislação americana, os contratos de aluguéis só são exigidos para estadias por um período superior a sete meses.

 

 Na Orlando Fun Rentals, a reserva pode ser feita pelo próprio site da empresa. Após localizar os imóveis de interesse, o usuário deve enviar um e-mail para os proprietários, por meio de uma ferramenta do site, para sinalizar o interesse na locação e questioná-los sobre possíveis dúvidas.

 

Após receber a resposta com a confirmação da disponibilidade, o usuário recebe um e-mail com os termos e condições da reserva. Por fim, basta realizar o pagamento do sinal pelo próprio site ou por meio de um depósito bancário para que a reserva seja efetivada. “Nós pedimos um depósito inicial de 20% no ato da reserva. E o restante do pagamento deve ser concluído pelo menos 15 dias antes da chegada ao imóvel”.

 

Outros sites como o HomeAway e o FlipKey, do TripAdvisor, também são referências para busca de aluguéis de temporada.

Prós

 

O diretor da Orlando Fun Rentals explica que os benefícios que mais agradam aos brasileiros são as cozinhas bastante equipadas, que permitem poupar dinheiro com restaurantes, e os maiores espaços, que possibilitam a hospedagem de grupos e a divisão de custos. “A possibilidade de lavar roupas em estadias mais longas, usar uma piscina privativa, ter mais espaço para compras e não precisar rodar o estacionamento em busca de vagas, como em hotéis, também são outros fatores que têm levado os brasileiros a preferirem os aluguéis”, avalia.

 

Oswaldo Freitas, diretor da Nascimento Turismo – operadora que vende cerca de 350 pacotes de viagens a Orlando por semana -, afirma que há cinco anos, apenas 5% dos clientes ficavam nos chamados “condos”, apartamentos que incluem no preço da diária serviços de limpeza e possuem área de lazer muitas vezes superiores a de hotéis. E atualmente a parcela de clientes que preferem esta acomodação aumentou para 45%.

 

Segundo ele, algumas vezes, os custos com estadia podem ser mais baixos em hotéis do que nos aluguéis, mas as economias de ficar em uma casa acabam compensando. “Um café da manhã em um Starbucks, por exemplo, custa cerca de 32 dólares para uma família de quatro pessoas e comprando o mesmo café em um supermercado sai 15 dólares. Eu viajei com um grupo de amigos para um condo e nós gastamos em um jantar 25 dólares, para seis pessoas, é uma economia fantástica, sem contar a brincadeira e a confraternização”, conta.

 

Os aluguéis também permitem maior privacidade em relação aos hotéis e costumam ser mais permissivos com a entrada de animais de estimação, segundo reportagem do site HomeAway. Além disso, alguns turistas gostam da experiência de ficar por alguns dias em imóveis onde residentes do país moram.

Contras

 

Por outro lado, ficar em um imóvel alugado pode não ser a melhor opção para quem não quer pensar em cozinhar ou arrumar a casa. Apenas condos incluem no valor da diária serviços de limpeza e raramente oferecem serviços de quarto, refeições e concierge, como os hotéis.

 

E se a viagem for feita por um casal, ficar em um hotel pode ser mais econômico. Ou mesmo para uma família pequena, um quarto de hotel para quatro pessoas pode ser mais barato do que uma casa com dois dormitórios, apesar da menor privacidade para o casal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s