Agradável o ano inteiro

Soluções de arquitetura que trazem conforto e uma escolha criteriosa de materiais renderam a este projeto o Prêmio Planeta Casa 2009

Por Da Redação Atualizado em 19 jan 2017, 13h38 - Publicado em 27 out 2009, 16h42

Um chalé na montanha, a 1,8 mil metros de altitude. No inverno, a construção fica exposta a frio intenso. No verão, recebe sol forte o dia todo. Como projetar uma casa confortável para os moradores o ano inteiro? A madeira foi a resposta do arquiteto André Eisenlohr. Mas não qualquer madeira. “Escolhi espécies de reflorestamento e manejo sustentável encontradas na região”, diz. A estrutura de eucalipto dá nome à construção de 40 m², em Campos do Jordão, SP: casa Eucaliptus. Muiracatiara, jatobá e garapeira completam a pequena lista de materiais.

Para não mexer no terreno – o que alteraria o microclima e o curso das águas da chuva -, a casa pousa sobre pilares sustentados por sapatas de concreto. As sobras de madeira foram reaproveitadas em revestimentos internos. “Quase não geramos resíduos”, diz Eisenlohr, contabilizando apenas um terço de uma caçamba de entulho em cinco meses de obra. Se você se preocupa em ter hábitos ecologicamente corretos, leia nossas reportagens sobre sustentabilidade.

Publicidade