A oportunidade de arrematar este imóvel apareceu de repente na vida da administradora de empresas Adriana Bernardes, de São Paulo. Minha amiga estava se mudando para o Rio de Janeiro. Era pegar ou largar, brinca a moça, que, a princípio, estranhou a ideia de viver num flat. Em dois meses, os 36 m² se transformaram nas mãos dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, graças à redistribuição da planta, aos novos acabamentos e à marcenaria impecável, com direito a uma tábua de passar escondida (foto ao lado). Adorei tudo. E eu que achava que não caberia nada hoje tenho gavetas vazias, diz. Para entender melhor como funciona este espaço, assista ao vídeo em que a arquiteta Erika Mello explica os detalhes da reforma.
1. Na cozinha, para deixar a bancada livre, o escorredor de louças fica dentro do armário superior, onde está a porta de vidro leitoso. A água escoa numa bandeja metálica fixada sob o módulo, explica a arquiteta Erika Mello, responsável pelo projeto com Renato Andrade. Os armários de MDF alternam dois tons de laminado (Formica): o rose linheiro M813 e o roxo purple L552. 2. Quase todo o flat tem tacos palitos amêndola (Indusparquet). Mas a cozinha recebeu porcelanato (Gyotoku), material fácil de limpar. Na junção dos dois pisos, os arquitetos criaram um desenho curvo. Na parede, pastilhas de vidro rosa 2,6 x 2,6 cm (Vitrocolori).
3. A divisória entre o quarto e a sala deu lugar às portas de MDF laqueado. Soltas do chão, elas correm por trilhos de alumínio presos no teto. Para embutir uma das folhas, a parede da cozinha é de drywall, com apenas 10 cm de espessura. Armários e painéis da Marcenaria 2 Irmãos. 4. A mesma marcenaria fez a cama de MDF (2,30 x 1,70 m), que serve de chaise longue na hora de ver TV. Ela tem encosto no sentido do comprimento do móvel. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.
5. Antes da reforma, a cozinha (veja a planta na última imagem) ficava isolada da sala de estar e incluía duas portas. Quase não sobrou parede de pé, simplificando a circulação e fazendo os espaços parecerem maiores. Agora, o acesso ao lavabo acontece pelo quarto. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.
6. O baú (1,90 x 0,80 m e 0,30 m de profundidade) organiza lençóis e cobertores e serve de cabeceira. Os braços contam com nichos laterais (0,80 x 0,20 m e 0,80 de profundidade) para guardar controles remotos e livros. O pendente é da Yamamura. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.
7. No armário do quarto, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello dispuseram a TV e o home theater. Numa das gavetas (18 x 18 cm e 50 cm de profundidade), eles esconderam a tábua de passar. É uma solução perfeita, pois trabalho curtindo os programas da TV, conta a proprietária.
8. Ao receber visitas, basta a moradora reunir os dois aparadores (1,40 x 0,80 m e 0,45 m de profundidade) com rodízios de silicone para montar a mesa de jantar. No dia a dia, os móveis MDF revestidos de laca branca e lâmina de madeira escura ficam encostados nas paredes e liberam a circulação da sala. Os dois pufes de chenile listrado (Donatelli Tecidos) com rodízios também são versáteis, pois podem ser usados nas salas de estar e jantar. Xícaras e acessórios da Spicy e tapete da By Kamy. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.
9. O rebaixamento do teto é de drywall (gesso acartonado), sistema rápido e sem sujeira. Atrás do sofá e ao lado da porta de entrada, note que o forro de gesso não encosta nas paredes. O vão de 12 cm permitiu embutir as lâmpadas fluorescentes. Repare na disposição dos aparadores: encostados nas paredes, eles liberam a circulação na sala. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.