Casa Created with Sketch.

7 quitinetes com boas ideias de aproveitamento do espaço

"Quitinete”, “kitnet”, “kitinete”, "estúdio", "loft"... Não importa como você chame, os apartamentos pequenos têm sempre algo em comum: boas soluções para aproveitar espaços. Confira cinco dele abaixo:

1. Quitinete de 36 m² no Copan

ape01

A única fronteira entre o quarto e a sala deste apartamento de 36 m² do edifício Copan, em São Paulo é o armário-estante pintado de verde (Suvinil, ref. B059*) e rosa (Suvinil, ref. C105*). 

ape02

Além das cores ousadas, a decoração feita pelo arquiteto Gabriel Valdivieso também aposta em diversas peças de família e itens garimpados em feiras de artesanato. Confira mais fotos do apê. Confira mais fotos.

 

2. Apê de 27 m² em Brasília com móveis multiúsos

ape03

Nesta quitinete, os móveis e os ambientes têm múltiplas funções: o sofá vira cama king size, os armários acomodam as cadeiras e uma mesa fica escondida na marcenaria. Essas foram algumas das soluções criativas encontradas pelo morador, o arquiteto e empresário Fabio Cherman, para tornar confortáveis os cômodos de seu apartamento de apenas 27 m² em Brasília. Confira mais fotos.

 

3. Apartamento de 28 m² com sala integrada e colorida

02

A metragem é mínima: o apartamento estúdio localizado no bairro Portão, em Curitiba (PR), só tem 28 m². A sala, a cozinha e o jantar ocupam o mesmo cômodo e não há área de serviço. Mas nem por isso, o uso de cores fortes ficou relegada ao segundo plano: quando a arquiteta Tatielly Zammar foi chamada para decorar a área social escolhou cores e texturas marcantes e vários tipos de revestimento. Confira mais fotos.

 

4. Apê de 36 m² com marcenaria planejada

ape05

“Decidimos encomendar os móveis a um marceneiro porque teríamos tudo sob medida e ainda gastaríamos menos do que se comprássemos peças prontas”, diz a moradora deste apartamento de 36 m² em São Paulo.  A arquiteta Marina Barotti planejou, então, os móveis de acordo com as necessidades dos moradores. 

ape06

O banco-baú acomoda os convidados durante as refeições, além de guardar toalhas e utensílios de uso esporádico. Retângulos de espelho revestem toda a parede onde termina a mesa de jantar, fazendo a área parecer maior. O balcão que integra sala e cozinha revela um truque e tanto: um nicho azulejado com 15 cm de profundidade. Ali ficam potes de mantimentos. Confira mais fotos.

 

5. Apartamento de 45 m² sem paredes

ape07

Neste apê, a arquiteta Juliana Fiorini derrubou a parede que isolava a cozinha. Abriu-se assim uma passagem ampla entre as áreas, demarcada pela estante revestida de perobinha-do-campo com dois módulos contínuos. No trecho vazado, os nichos formam uma barreira visual delicada.

ape08

A parede entre a sala e o segundo quarto também saiu de cena. Pilar e viga ficaram à vista, assim como os conduítes que encobrem a fiação do prédio. Um armário de dupla face funciona como bar num dos lados e no outro serve à ala íntima. Confira mais fotos.

 

6. Apê de 38 m² acompanha a mudança da vida do morador

ape09

De estudante a executivo que viaja muito, ele agora precisa de um apartamento prático, diz o designer de interiores Marcel Steiner, contratado para renovar o imóvel. Da primeira ideia, que envolvia apenas a troca dos móveis, logo Alexandre foi convencido a derrubar algumas paredes para fazer o espaço render. A outra providência foi eliminar parte da parede do quarto, que agora se integra à área social e lhe confere ares de loft contemporâneo. Confira mais fotos.

 

7. 45 m² com decoração anos 70

ape10

Já na porta, dá para enxergar todos os cômodos do apartamento de apenas 45 m² do arquiteto Rodrigo Angulo e sua esposa, Claudia. À frente, estão sala e cozinha, e à direita, cama e banheiro, único ambiente com privacidade.  

ape11

Como trabalha, o arquiteto embutiu um escritório neste canto triangular de 1 m², logo na entrada. Portas espelhadas escondem o ambiente quando o expediente termina. Confira mais fotos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s