7 casas ao redor do mundo construídas sobre pedras

Tinha uma pedra no meio do caminho? Não foi problema para os projetos destas casas

Por Texto: Gabriela Domingues Fachin Atualizado em 15 dez 2016, 13h03 - Publicado em 2 Maio 2016, 20h26

Se tinha uma pedra no meio do caminho, não foi problema para os projetos destas casas. Alguns arquitetos e os próprios donos optam por preservar as rochas e construir as residências entre ou acima delas. Confira sete casas sobre pedras selecionadas pelo site Domain, que vão do moderno ao rústico:

1. Cabana Knapphullet, Noruega

01-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras 01b-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

A casa de veraneio fica ao lado de um penhasco, em um terreno rochoso à beira-mar. Com 30 m², a residência tem degraus no telhado de concreto, que funciona como uma plataforma para observar a paisagem. O projeto é do estúdio norueguês Lund Hagem.

2. Cabana Lille Aroya, Noruega

02-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras 02b-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

Habitada por um casal e seus dois filhos aos finais de semana, a casa fica em uma ilha a apenas 5 metros da água. Também projetada pelo escritório Lund Hagem, a residência de 75 m² tem vista privilegiada do mar – mas fica exposta aos ventos fortes.

3. Khyber Ridge, Canadá

03-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

O Studio NMinusOne posicionou os cinco andares da casa em cascata, acompanhando o desenho da montanha em Whistler, no Canadá. O pavimento mais baixo, que fica encravado na rocha, abriga uma casa de hóspedes com telhado verde.

4. Casa Manitoga, Estados Unidos

Continua após a publicidade

04-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

Colocando em prática sua crença em um bom design vivendo em harmonia com a natureza, o designer Russel Wright usou como piso a própria rocha sobre a qual sua casa foi construída. A residência modernista que foi lar do designer fica no norte do estado de Nova York.

5. Casa Barud, Jerusalém

05-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras 05b-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

Os andares mais altos da casa, erguida com pedras brancas de Jerusalém, ficam contra a rocha e formam uma passagem. O escritório Paritzki & Liani Architects posicionou os espaços mais usados durante o dia paralelamente à rocha exposta.

6. Casa do Penedo, Portugal

06-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras 06b-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

Nas montanhas do norte de Portugal, a casa foi construída em 1974 entre quatro pedregulhos que estavam no terreno. Apesar do aspecto rústico, a Casa do Penedo conta com uma piscina esculpida em uma rocha.

7. Cidade de Monsanto, Portugal

07-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras 07b-casas-ao-redor-do-mundo-construidas-sobre-pedras

Próximo à fronteira com a Espanha, o antigo vilarejo é cheio de casas feitas ao redor e sobre pedras gigantescas. As construções e as ruas se integram à paisagem rochosa, que mantém muitas das pedras gigantes intactas.

Continua após a publicidade

Publicidade