Casa Created with Sketch.

7 acertos que reduzem custos

Se falta dinheiro, sobra criatividade. E de tal combinação surgiu esta casa em Ibiúna, interior de São Paulo

Por que esta casa é econômica: madeira barata, vidros simples, paredes ocas

Projeto: José Augusto Conceição

Consultoria estrutural: Engenharia Lia Knapp

 

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Para não alimentar falsas expectativas,o arquiteto José Augusto Conceição vai logo avisando: “A planilha é pessoal e intransferível. Os custos de uma obra flutuam conforme o terreno, o projeto, os moradores, a época em que se constrói etc.” Portanto, não há mágica. Seu conselho: “Opte pelo que encontrar de mais prático”. Por exemplo, ele rejeitou o uso de isolamento térmico nas paredes. “Resolvi no projeto a questão da ventilação e iluminação”, conta. Além da praticidade, José Agusto levou em conta o respeito ao meio ambiente. O terreno foi preservado ao máximo e a madeira, de reflorestamento, eleita para todos os ambientes.

 

Em que economizou

Fundações leves: a casa se apóia em 21 pilares, com 70 cm de diâmetro, erguidos sobre sapatas. Como o terreno é firme, elas se aprofundam apenas 1,50 m na terra. Por isso, os próprios funcionários da obra cavaram os buracos, sem auxílio de máquinas.

Madeira barata: o arquiteto escolheu espécies de reflorestamento, com crescimento rápido. Se optasse pelo mogno ou jatobá, o gasto seria 25% maior.

Sem isolamento térmico: para que a casa não ficasse abafada, devido à madeira escura, o projeto propicia a ventilação cruzada. A moradia tem escotilhas no piso, por onde entra o vento frio. Aberturas no topo das janelas deixam escapar o ar quente. Mas José Augusto observa que tudo isso funcionou em parte porque a construção está num terreno com boa altitude, 1 000 m, atingida por muitos ventos

A inclinação da parede gerou uma diferença de 70 cm entre a base (piso) e ...

 (/)

Um forro tradicional tem cerca de 1 cm de espessura. Aqui, o arquiteto prefer...

 (/)

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Só o piso inferior, em contato com o solo, ganhou cimento queimado. Tábuas ...

 (/)

A casa leva, basicamente, três tipos de madeira: eucalipto, pínus (ambos fo...

 (/)

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Toda a madeira utilizada nesta moradia é de reflorestamento e vem das regiõ...

 (/)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.