5 ideias para apartamentos pequenos nesta residência de 35 m²
Projetado pela arquiteta Flavia Campos, este apê traz boas soluções para ambientes com pouca metragem
Se tem uma coisa que não podemos desperdiçar em apartamentos pequenos é espaço! A arquiteta Flavia Campos, responsável pela reforma desta residência de 35 m² para uma senhora de 60 anos, sabe bem disso. Além de deixar a morada bonita e funcional, a profissional lançou mão de boas soluções para fazer os ambientes parecerem mais amplos. Extraímos cinco ideias deste apê que você pode copiar em casa!
1 – Divisória entre cozinha e estar
Integração é palavra de ordem em apartamentos pequenos. Mas, neste projeto, a marcenaria planejada elaborada pela arquiteta foi essencial para ao mesmo tempo dividir e incorporar a área gourmet com a sala. Um painel de madeira do lado direito do ambiente abriga TV e esconde parte da cozinha do espaço de convivência. Um piso de madeira único propicia a sensação de amplitude.
2 – Cozinha + lavanderia
Em uma parede, todos os eletrodomésticos ocupam o mesmo local: pia, tanque e bancada de trabalho. A arquiteta concentrou em um único corredor dois ambientes: a cozinha e a lavanderia. Em apartamentos pequenos, agrupar estes dois ambientes é uma boa maneira de poupar espaço.
3 – Plantas perto da janela
Antes da reforma, a área perto da janela era uma varanda. Para ampliar o espaço, mas continuar mantendo o verde dentro de casa, a arquiteta convidou a paisagista Marianne Ramos para criar os arranjos de plantas. Além de darem vida ao espaço, as folhagens também proporcionam uma sensação de amplitude, afinal quase não se vê a parede onde elas estão, dando a entender que elas se estendem para muito depois do sofá.
4 – Cama encostada na parede
Para quem mora sozinho, mas não dispensa o conforto de uma cama de casal, esta dica pode revolucionar o espaço de dormir. Encostar a cama na parede, como em quartos de solteiro, garante espaço extra e aconchego à área de descanso.
5 – Adeus, criado mudo!
Em alguns casos, um criado mudo pode ser grande demais para uma área enxuta. A ideia da arquiteta foi substituir o móvel por mesinhas laterais menores. O modelo escolhido, de base fina e tampo arredondado, garante funcionalidade sem ocupar muito espaço.
Veja abaixo uma galeria com mais fotos do apartamento: