Casa Created with Sketch.

15 acertos de De Volta Para o Futuro II sobre a casa em 2015

Lembra daquela cena em que Marty McFly entra, pela primeira vez, na sua própria casa em 2015? Será que a casa dele hoje seria tão tecnológica? Abaixo, listamos alguns acertos do filme para o nosso futuro

A data de 21 de outubro é icônica para quem acompanhou a trilogia De Volta para o Futuro — que transformou Michael J. Fox no ídolo de toda a geração X e Y. É justamente neste dia em 2015 que Marty McFly estaciona o DeLorean em Hill Valley para salvar seus filhos — no segundo filme. A clássica viagem no tempo do filme-sequência de 1989 mostra a previsão de um futuro inimaginável para a época. Hoje nós temos condições de conferir se o roteirista Bob Gale acertou e, é claro, além de saudar o viajante do tempo mais famoso do mundo.  

1. Automação

O filme antecipa o aumento do uso de tecnologia robótica: postos de gasolina, supermercados e estacionamentos são praticamente drones informatizados (embora não suspensos no ar) nos dias de hoje.

2. Biometria

A verificação dos olhos e impressões digitais aparecem no filme para verificar a identidade das pessoas, assim como é hoje. No entanto, o filme vai mais longe, prevendo uma distribuição generalizada de tais tecnologias para uso doméstico. A casa do McFly, por exemplo, vem com um scanner, em vez de uma maçaneta.

3. Óculos inteligentes

03-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

Quase todo mundo no filme, em algum momento, usa um óculos de alta tecnologia estilo Google Glass para acessar um tipo de banco de dados, informações específicas, câmeras e zoom. Eles também têm fones de ouvido que anteciparam o Bluetooth.

4. Carros voadores

Um dos erros mais óbvios do filme. Sim, eles “existem”, mas sem a mesma capacidade de manobra e em números nada expressivos – muito menos para criar um engarrafamento no céu – como no filme. A Terrafugia apresentou um protótipo de carro voador, o Aeromobil 3.0, que supostamente faria 640 quilômetros em uma única viagem. Além deste modelo não estar à venda, os planos de controle de tráfego aéreo não foram aprovados.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=mGAimPwLZlk%5D

5. Videogames sem controles e sem fios

05-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

Nem mesmo os saudosistas jogam videogames com fios em 2015. Com o surgimento do Nintendo Wii e Kinect para Xbox, os jogos se tornaram muito mais dinâmicos. No filme, jogar com as mãos não é nada legal — como sugerido pelo petulante mini-Elijah Wood quando Marty McFly mostra suas habilidades em um console antigo, no café nostálgico dos anos 80.

6. Obsessão por filmes 3D e sequências

Vivemos em um mundo de sequências e spin-offs na indústria cinematográfica – a Marvel está aí e não me deixa mentir – os filmes já são pensados para possíveis sequências de sucesso estrondoso e o 3D está em toda parte. Mais pensado como uma opção do que o modismo que achavam que seria.

PS: Max Spielberg está com 28 anos e não seguiu os passos do pai. Não temos Tubarão 19, mas Velozes e Furiosos tem sete filmes (até agora).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=d68yRIE9OvQ%5D

7. Ligações em vídeo

07-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

A internet não foi prevista em De Volta Para o Futuro, mas algo incrivelmente perto do Skype foi criado com as chamadas em vídeo de tela plana. No filme, enquanto a conversa acontece, informações sobre a pessoa – nomes dos filhos, passatempos, preferências alimentares – aparecem na parte inferior da tela. Hoje, isso é meio redundante graças às mídias sociais, mas em 1989 era uma previsão extremamente importante (e cool) para 2015.

8. Televisões enormes de tela plana

08-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

Em De Volta para o Futuro II, as telas planas preenchem paredes e aparecem como outdoors e até cortinas. A TV gigante do Marty lembra muito aquelas que lotam as prateleiras dos mercados e lojas de eletrônicos hoje em dia. A previsão de que as telas planas e grandes nos fariam desistir da TV de tubo foi um golpe de gênio e, além de antecipar essa mudança de hardware, o filme também pressupõe que assistir TV continuará a ser um passatempo popular para adolescentes, principalmente com a experiência multi-tela (neste caso, como uma grade de seis canais diferentes ao mesmo tempo). Hello, Netflix!

9. Ser consumido pelos dispositivos pessoais

Não precisa ter um Google Glass – ou a previsão dele, como no filme – para ser consumido pela tecnologia. Quantas vezes checamos o smartphone por dia? Qual foi a última vez em que jantamos sem tirar uma foto ou responder uma mensagem? Nos reunimos com algumas pessoas e conversamos com outras (francamente, isso não faz o menor sentido!). Rob Zemeckis previu que seríamos consumidos pelo nosso próprio avanço tecnológico e isso é muito triste.

10. Computadores de bolso

10-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

Quando Doc encontra Marty na torre do relógio, ele parece ter um tablet na mão. Super comuns nos dias de hoje, cerca de 233 milhões de unidades novas estão previstas para venda em 2015, um aumento de 8% em relação a 2014.

11. Tênis com cadarços que se amarram sozinhos

11-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

Os tênis que se amarram automaticamente de Marty foram uma das invenções mais estranhas em De Volta Para o Futuro II. Agora o designer da Nike, Tinker Hatfield, confirmou que sua equipe está trabalhando em uma versão usável do tênis, completa e com cadarços que se “auto amarram”, com venda prevista para o final desse ano.

12. Skate voador

12-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

A Lexus revelou recentemente um protótipo para um skate voador real. Uma empresa chamada Pax Arx na Califórnia também está trabalhando em sua própria versão, com a ajuda de uma campanha de financiamento coletivo. A tecnologia é a mesma, ambos dependem de ímãs e por isso não são capazes de voar sobre a água como o Marty.

13. Hologramas

E quem não se lembra do aparecimento do holograma do Tupac no Coachella em 2012? Ainda é pouco usado, pois é uma tecnologia cara e muito detalhada, mas podemos esperar vários hologramas nos próximos anos.

14. Drones

Eles estão em toda parte! Eles ainda não levam os cachorros para passear, como no filme, mas com o aumento do consumo pela tecnologia, é só uma questão de tempo.

15. Nostalgia

15-acertos-de-de-volta-para-o-futuro-ii-sobre-a-casa-em-2015

 (/)

Nunca estivemos tão nostálgicos. Vitrolas, telefones de discar, máquinas de escrever… são apenas alguns dos itens cobiçados (e que valem ouro) em 2015.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.