Casa Created with Sketch.

11 dúvidas sobre infiltração e umidade

Separamos abaixo algumas dúvidas com dicas que podem ser úteis para quem sofre com problemas de infiltração em casa

46-cris-komesu-bar-interativo-stella-artois-guto-requena2

 (/)

1) Como tirar o mofo de dentro dos armários?

 Para aumentar a circulação de ar, a decoradora Adriana Penteado, tel. (11) 3085-5957, sugere substituir o miolo das portas por uma trama de palhinha. Se isso não for possível, retire as portas inteiras e instale no lugar uma cortina de tecido ou de bambu, sugere. Se você não quiser reformar os armários, a solução é manter um desumidificador sempre ligado, afirma a arquiteta Katy Strand, tel. (11) 3061-1078. Segundo ela, instalar os armários a 2 cm de distância da parede e aplicar um impermeabilizante, como o Vedacit, na argamassa da alvenaria pode evitar o surgimento do problema.

2) Como retirar a umidade do guarda-roupa?

Faça um sachê de maravalhas (serragem em forma de fios) de cedro. Essa madeira absorve a umidade e repele insetos, diz a especialista em organização Cristina Papazian, tel. (11) 9304-1092, São Paulo. Ela sugere ainda colocar bicarbonato de sódio em um saleiro de vidro com tampa de inox no armário. Quando o pó empedrar, troque-o. Para embalar as roupas, prefira os sacos de TNT (tecido perfurado) em vez dos de plástico. Antes, porém, veja se há vazamento na parede do armário e conserte, diz a especialista Rosemeire Melem, tel. (11) 9369-3254.

3) Como impermeabilizar a jardineira encostada na parede da minha casa, que está causando infiltração?

Segundo o arquiteto Antonio Rodrigues Netto, tel. (11) 3742-4368, há duas formas de evitar infiltração de água pela jardineira:

– revestir a parte interna de azulejos ou aplicar uma manta asfáltica. Em ambos os casos, é fundamental eliminar a umidade, começando por remover a terra e retirar o acabamento interno, deixando o tijolo exposto. Deve-se esperar cerca de três semanas para refazer a massa de cimento misturada a um isolante contra a umidade.

– Após a secagem dessa massa, é só assentar o revestimento cerâmico ou aplicar uma camada espessa de Neutrol, espécie de manta asfáltica, no interior da floreira. Facilite a drenagem da água colocando uma camada de seixos rolados no fundo da jardineira, outra camada de areia grossa e, por fim, a terra. Ainda que o serviço seja bem executado, adverte o arquiteto, é indispensável fazer uma inspeção a cada três anos, removendo toda a terra.

4) Como soluciono a umidade num muro que tem a base revestida de basalto?

O jeito é impermeabilizar os alicerces, pois a água provavelmente está vindo do solo. Chame uma empresa especializada, que identificará a origem da infiltração e o jeito ideal de combatê-la. Se o muro for de tijolos maciços, por exemplo, será preciso retirar o revestimento, descascar 50 cm da parede, a partir do chão, e aplicar líqüidos cristalizantes, segundo a arquiteta Cirene Tofanetto, da Viapol, tel. (11) 5037-3400, São Paulo.

5) Pretendo construir perto da praia. Como impermeabilizar os baldrames evitando que a umidade atinja a casa?

Há três jeitos de impermeabilizar essas vigas que correm ao longo das fundações.

– Utilizar argamassa com hidrofugante na superfície de concreto e também no assentamento das três primeiras fiadas de tijolos.

– O tratamento também pode ser feito com argamassa polimérica (mistura de cimento e resina, comprada pronta).

– A terceira opção é colocar nos baldrames uma manta asfáltica, mas isso requer mão-de-obra especializada. “Recomendo a massa polimérica. Ela é mais eficiente do que a argamassa com hidrofugante e sai mais em conta do que a manta”, opina o arquiteto Aldo Rabak, tel. (11) 5532-1191, São Paulo, SP.

6) Como evitar que a umidade do solo estrague o piso de pau-marfim que pretendo instalar no térreo de uma casa?

Se o contrapiso já estiver pronto, pode-se passar um impermeabilizante sobre ele. O engenheiro Roberto Pinheiro Machado, da Otto Baumgart, recomenda a massa plástica à base de cimento Vedajá. Ele explica que os dois componentes (um pó e um líquido) devem ser misturados apenas na hora da aplicação, feita com broxa em três demãos. Dê um intervalo de seis horas entre cada uma. Porém, se for o caso de ainda fazer o contrapiso, adicione um impermeabilizante à argamassa. Uma opção é o látex acrílico Baucryl 5000, da Quimicryl. Segundo o diretor técnico José Chagas, você deve diluir o produto na água (proporção 1:3) antes de colocá-lo na argamassa de cimento e areia.

7) Minha casa tem um ano e meio e algumas bolhas na parte de baixo das paredes externas. O que fazer?

“A causa mais provável é a ascensão da água do solo pela base da parede ou mesmo a ação de respingos de chuva”, explica Claúdio Vicente Mitidieri Filho, da divisão de engenharia civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). No caso da ação da chuva, ele sugere remover o reboco danificado, executando em seu lugar uma barra de argamassa misturada a um impermeabilizante com cerca de 60 cm de altura, e depois pintar toda a superfície. Se o problema vier da umidade que sobe pelas fundações, injete nos tijolos (50 cm acima da manifestação da mancha, em furos feitos com furadeira a cada 10 cm) produtos como o Kiesey Hey’di, da Viapol, ou o Barra Seca, da Denver, que se cristalizam, formando uma barreira contra a umidade. Os fabricantes alertam que esse método só vale para paredes de tijolos maciços. Blocos e tijolos de barro vazados exigem remover o reboco até chegar a eles, nivelar a superfície com argamassa de cimento e areia, aplicar produtos como o DenverTec 100, da Denver, ou o Viaplus 1000, da Viapol, rebocar e pintar.

8) Os construtores não querem se responsabilizar por uma infiltração que se espalhou por toda a minha casa. Como resolver o problema?

Primeiro, você precisa ter o orçamento do conserto. Caso o valor esteja abaixo de quarenta salários mínimos, o assunto poderá ser discutido no Juizado Especial (antigo Juizado de Pequenas Causas), sem custos com advogado. Porém, se o juiz achar necessário fazer uma perícia, aí o caso irá para a Justiça Comum. Em ambas as situações, se for apurado que a infiltração acontece devido a um erro da construtora, dois tipos de ação legal podem ser tentados: obrigar os construtores a consertar os estragos ou a reembolsar os reparos (caso você já os tenha feito).

9) Quero instalar janelas no telhado uma acima da cama e outra sobre a banheira. Como evitar infiltração?

Existem modelos nacionais e importados que aumentam a luminosidade e a ventilação dos ambientes. O arquiteto Carlos Varela, da Cabral Arquitetos, de Porto Alegre, sugere alguns: Velux (Formatto), EuroStar (Eurocentro), Luminar (Zocca Telhados) e Tégula (Lafarge). Todas apresentam boa vedação, vidros duplos e cortinas internas para barrar a luz”, diz. “Antes de comprar, verifique se o modelo escolhido é compatível com a cobertura”, fala o arquiteto Luiz Fazio, de São Paulo. “Os da marca Luminar são próprios apenas para telhados com inclinação maior que 30% (16 graus)”, exemplifica Dorival Ungaro, proprietário da Zocca Telhados, em São Paulo. Outra ressalva: “Para evitar infiltrações e danos ao telhado, solicite que o próprio fabricante instale a janela, pois é necessário cortar caibros e ripas no ponto certo e incluir rufos e vedações”, explica Fazio. “A estanquidade da esquadria e a integridade do telhado devem constar do contrato.”

10) Como evitar infiltração em revestimento de pedra no banheiro?

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.