Continua após publicidade

Tom Dixon e IKEA lançam jardim experimental de agricultura urbana

O designer e a marca sueca apresenta seu novo trabalho no RHS Chelsea Flower Show deste ano!

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h07 - Publicado em 15 Maio 2019, 14h21
(Divulgação/Casa.com.br)

Na próxima semana, um novo passo será dado em direção ao futuro da jardinagem urbana. Durante os dias 21 a 25 de maio, o designer Tom Dixon e a empresa sueca IKEA apresentarão juntos um novo trabalho no RHS Chelsea Flower Show. Trata-se de um modelo experimental para o crescimento de plantas em ambientes urbanos.

No festival, que ocorrerá em Londres, será montado um jardim dividido em dois níveis. A ideia é explorar o contraste entre aquilo que é natural (a jardinagem) e o tecnológico (a precisão científica para uma produção mais sustentável).

(Divulgação/Casa.com.br)

A parceria busca, ainda, demonstrar de que forma as pessoas podem se adaptar para plantar em casa, ao mesmo tempo em que reduzem o desperdício de alimentos. Além disso, o modelo também expõe a beleza, a funcionalidade e a importância da horticultura, através do conhecimento tradicional e das inovações tecnológicas.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Casa.com.br)

Intitulado “A Jardinagem Vai Salvar o Mundo” (Gardening Will Save the World), a estrutura convida o público a imergir em um verdadeiro oásis botânico. Lá se encontra um ecossistema de árvores, flores e plantas em forma de dossel, repleto de benefícios medicinais e ambientais.

No nível inferior, por sua vez, fica o laboratório de horticultura. Nele, a tecnologia hidropônica e iluminação controlável foram implementadas a fim de cultivar comestíveis hipernaturais.

(Divulgação)

Para Dixon, essa é uma forma de retribuir às cidades e criar paisagens produtivas dentro das zonas urbanas. O designer também acredita que a jardinagem é única em seu apelo universal e poder de transformação.

“Embora não sejamos tradicionais designers de jardins, achamos que podemos demonstrar maneiras pelas quais qualquer um poderia fazer uma pequena diferença”, ele diz.

(Divulgação/Casa.com.br)
(Divulgação/Casa.com.br)
Publicidade