Tendência: a casa do jovem adulto amanhã
Durante a feira Tendence, uma designer alemã apresentou três perfis do jovem morador e montou ambientes experimentais para eles. É uma pista de como serão as escolhas domésticas no futuro.
Como será a casa dos jovens adultos de amanhã? Essa foi a pergunta feita pelos organizadores da Tendence, um braço da feira de design Decorate Life, que pude conferir de 4 a 8 de julho em Frankfurt, na Alemanha. A resposta estava na mostra conceitual Young Living Trends. “Nosso estilo de vida está mudando cada vez mais rapidamente e o mobiliário acompanha essa evolução”, aponta Nicolette Naumann, vice-presidente da Messe Frankfurt. Convidada pela Messe, a designer alemã Petra Strickstrock ficou encarregada da pesquisa e desenvolvimento desse pequeno evento, que apresentou três perfis de consumidores: os nômades urbanos, os conscientes e os baladeiros, para os quais a vida é uma festa! Esses estilos de vida detectados foram materializados em ambientes experimentais, cuja decoração nada convencional dava pistas das escolhas domésticas dos jovens do futuro. Abaixo, uma breve descrição de cada perfil e as fotos dos ambientes montados para eles. Casa.com.br embarcou na pesquisa de Petra e separou matérias que combinam com cada um desses possíveis moradores:
Os nômades urbanos são aventureiros, otimistas, sociais e descolados. Vivem em grandes metrópoles como Berlim, Nova York, Tóquio e São Paulo e têm paixão por tudo o que é novo, moderno e tecnológico. Seu mobiliário é minimalista, urbano e flexível, sempre pronto a mudar de casa e cenário. A decoração é marcada por lembranças de lugares distantes, móveis de design e acessórios escolhidos a dedo. Os nômades urbanos curtiriam o apartamento minimalista do ator global Alexandre Barillari.
Os conscientes se preocupam com o destino do planeta e estão comprometidos com a natureza e o futuro. Ecológicos e contemporâneos, eles interpretam valores tradicionais como o respeito, a amizade e a família e os aplicam em seu cotidiano. Gostam de estar entre amigos que compartilhem do mesmo estilo de vida. Como consumidores, pesquisam produtos duráveis e de acordo com suas convicções e princípios. Acreditam nos prazeres simples da vida. Para os conscientes, o Casa.com.br sugere a galeria com 100 produtos para construir e decorar que respeitam o meio ambiente
Por último, estão os baladeiros, aqueles que não querem crescer! Vivem nos bares e festas de house e tecno que se estendem pela madrugada, são rápidos e engraçados. Mesmo depois de dançar a noite toda, não deixam de ser criativos nem produtivos no trabalho. Consomem tudo o que é engraçado e divertido: móveis kitsch, coloridos, futuristas e materiais como o plástico combinam com seu estilo de vida. Há toy arts espalhados pelas estantes, no quarto, na sala, no banheiro. A casa está em constante movimento, sempre pronta para a festa começar. Se identificou com essa turma? Então leia a nossa reportagem de bar em casa e assista ao vídeo de como harmonizar cerveja com comida