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Técnica de respiração ajuda a melhorar as emoções

Conhecida como Renascimento, método liberta de velhos padrões e ajuda a viver mais plenamante, aqui e agora

respirar

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Você já imaginou que respirar melhor pode ser a chave para curar seus sentimentos?  Segundo Khalis Chacel, fundador do Instituto de Renascimento de São Paulo, o modo como absorvemos o ar está diretamente relacionado à maneira como buscamos novas conquistas na vida; fala de nosso entusiasmo diante do novo e de quanta disposição temos para alcançar um objetivo. “Pessoas com dificuldade de conseguir o que desejam, de se virar no mundo ou que acham a vida pesada normalmente têm a inspiração prejudicada. Já aquelas que se sentem deslocadas, tímidas ou tensas, ou ainda as que se julgam culpadas por terem o que têm podem apresentar dificuldades com a expiração”, afirma.

O terapeuta Maurício Bastos, do Espaço Integração, em Cotia, São Paulo, acrescenta que “à medida que oxigenamos conscientemente nosso corpo e, principalmente, nosso cérebro, vamos alterando as sinapses, ou seja, as comunicações entre os neurônios, que tinham um padrão repetitivo e condicionado e passam a fazer novas conexões. Assim, podemos desenvolver uma habilidade mais criativa no modo como vivemos, uma permissão para o novo, um não reagir contra e, sim, um acolhimento ao que está acontecendo agora”.

Conhecida como Renascimento, a técnica desenvolvida por Chacel, promete ajudar em todos estes aspectos. Em momentos em que queremos evitar algum sentimento, emoção, ou mesmo uma situação externa, tendemos a tensionar e prender a respiração. Quando a ampliamos, automaticamente, nos tornamos mais aptos a entrar em contato com o que vivenciamos. E não é só isso. Essa nova forma de trazer o ar para dentro melhora o humor, garante doses extras de tranquilidade para lidar com as questões que aparecem no decorrer do dia, mais disponibilidade para sorrir, aprender e encarar a vida como uma oportunidade infinita de trocas, experiências e aprendizados.

Os benefícios da prática do Renascimento variam de uma pessoa para outra, mas, em linhas gerais, quase todos os pacientes relatam terem sensações de relaxamento profundo, alívio, bem-estar, leveza, diminuição de medos e de ansiedade, aumento do prazer de viver e do grau de felicidade, bom humor, delicadeza e paz interior.

Maurício Bastos diz que a técnica ainda expande nosso potencial criativo, melhora a qualidade de nossas escolhas na vida e nas relações interpessoais. “A respiração é o grande veículo para a intimidade e a âncora para vivermos no momento presente, no campo das infinitas possibilidades.”

Existem alguns exercícios com respiração conectada – ou seja, sem pausas entre a inspiração, a expiração e a inspiração seguinte –, que podem ser feitos em casa e ajudam a relaxar e a melhorar a qualidade de vida.

Veja como fazer

 

Inspire e respire quatro vezes. Durante a inspiração, emita um som do fundo da garganta, semelhante a um sussurro.  Deixe a expiração acontecer de forma natural e relaxada, sem nenhum esforço, mantendo o mesmo som.  Em seguida, inspire mais profundamente, mais ou menos duas vezes o volume de ar que você costuma inspirar, mantendo o som no fundo da garganta. Expire como das vezes anteriores.

Repita esse ciclo por quatro vezes. Ao todo, serão 20 respirações conectadas, sendo quatro ciclos, cada um composto de quatro respirações curtas e uma longa.

Dica: Depois de se habituar à prática, experimente também fechar os olhos. Ao final do exercício, perceba sua audição acontecer, sem qualquer interferência. Isso ajuda a ampliar a percepção interna. Aprenda outras respirações conectadas no site do Instituto de Renascimento de São Paulo.

 

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