Casa Created with Sketch.

Self-love: um dia dos namorados para você!

Um guia para aproveitar a própria companhia na efeméride que celebra o amor

Mãos diferentes formando um coração

 (ATC Comm Photo/Pexels)

O dia dos namorados é lindo. Cartas românticas, comidinhas em formato de coração, balões vermelhos, pétalas de rosa, bombons de chocolate e todos os outros gestos declarativos de amor preenchem o dia 12 de junho. No Instagram, metade do feed será de fotos de casal e a outra metade será das lojas que usarão a efeméride como combustível para vendas.

É realmente tudo muito lindo – para quem tem um namorado ou namorada. Para os solteiros, há grandes chances de que a celebração seja apenas uma constatação da falta de um parceiro ou nada mais que uma estratégia comercial criada em 1948 pelo publicitário João Doria (ele mesmo, o pai do governador de São Paulo).

Em alguns casos mais raros, como o desta redatora – cujo ex decidiu terminar o relacionamento uma semana antes do Dia dos Namorados –, a data é um motivo adicional para a dor do término recente. Mas não precisa ser.

Nos últimos tempos, temos aprendido bastante sobre a ressignificação de eventos, então por que não aproveitar o sábado para colocar isto em prática? Será uma ótima oportunidade de homenagear quem sempre estará lá por você e nunca te deixará na mão: você mesma.

Separamos algumas ideias do que fazer neste 12 de junho para celebrar o self-love e aproveitar a data comemorativa do amor, ainda que você não tenha um namorado(a). Confira:

Decore a casa

 

 (Nissa Lynn/Reprodução)

Você também merece uma decoração frufru. Balões e flores são bem-vindos! Na hora de montar a mesa – seja do café, almoço, lanche ou jantar –, escolha as melhores louças do armário, use aquele sousplat lindo que você estava guardando há tempos para uma ocasião especial e abra o pacote de guardanapos decorados. Monte a melhor mesa posta que você já viu.

 (We Heart It/Reprodução)

Não deixe a autoestima ficar baixa. Se isso acontecer, escreva no papel (ou em post-its, para ficar mais legal) tudo o que te faz grandiosa(o). Os sonhos que já conquistou até aqui, as qualidades que só você tem, o que as pessoas que te amam acham de você, os próximos passos da sua vida. Perceba que você é valiosa(o), e merece todo o carinho que está se dando.

 (Taryn Elliott/Pexels)

À noite, vale tudo: se quiser criar um clima com você mesma, acenda suas velas e incensos e coloque uma musiquinha para tocar. O que nos leva ao próximo tópico…

Veja também

Dê play na playlist perfeita!

 

 (cottonbro/Pexels)

Se você quiser ouvir músicas calminhas e românticas, tudo bem – afinal, aqui não tem certo ou errado. Vale o que te fizer bem. Mas nós vamos indicar faixas pop que te façam lembrar da sua independência e da pessoa insubstituível que você é, independentemente de qualquer um:

Irreplaceable – Beyoncé
Sorry – Beyoncé
Survivor – Destiny’s Child (a versão da Clarice Falcão também é linda!)
Needed Me – Rihanna
Fuck you – Lily Allen
Smile – Lily Allen
So What – Pink
Don’t Start Now – Dua Lipa
New Rules – Dua Lipa
IDGAF – Dua Lipa
Thank U, Next – Ariana Grande
Put Your Records On – Corinne Bailey Rae
Part of Me – Katy Perry

Man! I feel like a woman – Shania Twain

Prepare uma refeição especial

 

Risoto de três queijos Risoto de três queijos. Para finalizar, se quiser, adicione alho-poró picado

Risoto de três queijos. Para finalizar, se quiser, adicione alho-poró picado (Reprodução/CASA CLAUDIA)

Você merece comer bem neste dia 12 de junho. Pedidos em apps de delivery são práticos e deliciosos, mas, se você quiser se aventurar na cozinha, que tal um risoto de três queijos? Vai bem tanto no almoço quanto no jantar.

Você vai precisar de:

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite
1 litro de caldo de legumes (pode usar tabletes para dissolver ou fazer o seu próprio caldo)
1 cálice de vinho branco
1 xícara de arroz arbóreo
Queijo mussarela
Requeijão
Queijo gorgonzola
Alho-poró (opcional)

Modo de preparo

Em uma panela, doure no azeite primeiro os dentes de alho picados e depois a cebola picada. Quando estiverem dourados, adicione a xícara de arroz arbóreo. Deixe dourar um pouco e, em seguida, derrame o cálice de vinho branco.

Quando secar, é hora de ir adicionando, aos poucos, o caldo de legumes. Espere que o arroz absorva e vá derramando mais, sempre dando o tempo de absorção. Talvez não precise usar todo o caldo – é importante ir experimentando o arroz para saber se ele está na textura ideal.

Quando o arroz estiver cozido no ponto de risoto, é hora de adicionar os queijos. Duas colheres cheias de requeijão, o queijo mussarela (a quantidade vai depender do seu gosto; indicamos em torno de 90 gramas) e os pedaços de queijo gorgonzola. Quando tudo derreter e o risoto estiver cremoso, você pode adicionar o alho-poró picado para finalizar. Para harmonizar, pode beber o mesmo vinho branco usado na receita.

Faça um spa day

 

Menina fazendo máscara facial em frente a espelho

 (KoolShooters/Pexels)

Para deixar o dia ainda mais incrível, se jogue no home spa! Prepare um banho quente e relaxante com uma trilha sonora de fundo, use máscaras hidratantes e revitalizantes no skin care, faça uma massagem em você mesma. Tudo isso vai trazer bem-estar para o seu corpo e mente.

Esses momentos de self-care vão ficar ainda melhores se aliados a uma boa leitura ou uma maratona de streaming. Que tal?

Assista a séries e filmes para distrair (ou não)

 

 (Ellie Burgin/Pexels)

Caso o seu intuito seja assistir produções para rir um pouquinho do azar alheio, pode apostar em comédias românticas. Indicamos Pitch Perfect, O Plano Imperfeito, Mamma Mia, Como Peder Um Homem em 10 Dias, Megarromântico, Sexo Sem Compromisso e O Diário de Bridget Jones. Todos estes estão disponíveis na Netflix.

Contudo, sabemos que filmes românticos podem ativar gatilhos indesejáveis, então separamos algumas ideias do que assistir para quem não quer pensar em amor. Para quem gosta de investigação, pode maratonar Mare of Easttown (HBO), Killing Eve (Globoplay) ou assistir A Simple Favor (Telecine Play).

Já para quem curte ficção e aventura, que tal Animais Fantásticos e Onde Habitam (Netlix), Mandalorian (Disney+), Loki (Disney+), Falcão e o Soldado Invernal (Disney +) Jogos Vorazes (Netflix/Prime Video) e Divergente (Netflix)?

Para quem gosta de ser provocado à reflexão, indicamos ainda Os 7 de Chicago (Netflix), Infiltrado na Klan (Netlflix), Green Book (Prime Video) e Us (Prime Video).

E deixamos também algumas outras sugestões, caso você seja daqueles que passa horas procurando algo no catálogo e não sabe o que escolher: O Diabo Veste Prada (Disney+), Fleabag (Prime Video), The Office (Prime Video), Enola Holmes (Netflix), Minha Mãe É Uma Peça (Netflix), RuPaul (Netflix), American Horror Story (Prime Video), Little Fires Everywhere (Prime Video), The Marvelous Mrs. Maisel (Prime Video) e How I Met Your Mother (Globoplay).

Esperamos que o seu Dia dos Namorados seja cheio de amor próprio. Você merece!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.