Casa Created with Sketch.

Segredos para levantar o astral da casa

Ideias nada complicadas que vão deixar seu ambiente em clima de paz e amor, cercado de bem-estar

astral-casa1

 (/)

É muito importante que o meio que nos cerca reflita e inspire nossa alma. A afirmação é da consultora americana Kathy Freston, em seu livro O Salto Quântico – Como Pequenas Mudanças Provocam Grandes Avanços no seu Bem-Estar (Ed. Fontanar). “Quando olhamos ao redor e nos sentimos confortáveis e inspirados, tendemos a ver o mundo sob outra ótica”, diz. Com esta visão, pedimos a especialistas da decoração que indicassem pequenos segredinhos e agrados para deixar nossa casa, literalmente, com jeito de “lar, doce lar” – sem gastar muito, é bom lembrar. Tome nota:

1. Uma ideia que sempre rouba a cena: dar destaque às paredes. “Manter uma cor neutra no ambiente permite o investimento em papéis de parede com tons, texturas, motivos e acabamentos diversos”, afirma Clarissa Ferreira, diretora de arte da loja de tecidos Tecdec, em São Paulo.

 

2. Invista em flores para alegrar os dias. “Não é preciso comprar muitas unidades. Uma única flor num vaso solitário, em local de destaque, é suficiente para levantar o astral do ambiente”, afirma Job de Proença Filho, proprietário de floricultura, de São Paulo. Já os amantes de orquídeas podem cultivar suas “musas” em pedaços de troncos descartados pela própria natureza. “Esse tipo de arranjo deixa o ambiente mais fresco e leve devido à combinação dos aromas naturais da madeira e da flor”, diz a designer Monica Cintra, de São Paulo, especializada em design sustentável.

 

3. Em busca de paz interior? Então, eleja um ambiente ou canto preferido e crie ali um reduto só seu. Vale salpicar pelo espaço suas cores prediletas, objetos de valor afetivo e detalhes que só você sabe decifrar. “É muito importante termos um ponto dentro da própria casa onde possamos nos refugiar e desfrutar instantes de privacidade”, diz Clélia.

astral-casa2

 (/)

 

4. “O tapete funciona como uma peça-chave na decoração. É possível manter o mobiliário e brincar com o estilo apenas alterando esse elemento”, diz Francesca Alzati. Segundo ela, modelos confortáveis e coloridos combinam com moradas em que reina a descontração. “O laranja, o azul e o lilás são cores energéticas e vibrantes”, afirma.

 

5. Livre-se dos presentes de grego. Podem ser peças herdadas de familiares, mimos ofertados por amigos, itens que um dia encantaram seus olhos, mas que hoje não lhe dizem nada de especial. “Mesmo que uma coisa tenha valor inegável, é importante pensar em desfazer-se dela se não aumentar a sua sensação de conforto, segurança, alegria e inspiração”, afirma Kathy Freston.

 

6. Abra mão de adornos e utensílios que lhe dão muito trabalho para mantê-los apresentáveis. Por mais belos que sejam, esses danados drenam nosso ânimo. Cuidado! “Identifique quais são os objetos que você possuique exigem muita manutenção e avalie se vale a pena seu investimento de tempo e energia”, diz a consultora Kathy Freston.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s