Casa Created with Sketch.

Refúgios zen: três spas para relaxar

Conheça três spas para visitar sempre que seu corpo pedir uma trégua e precisar de mimos especiais

refugiozen1

 (/)

Lapinha Clínica Spa

Localizada em uma fazenda na região rural do município da Lapa, no interior do Paraná, a Lapinha nasceu um passo à frente do seu tempo. Criado em 1972, foi o primeiro spa no país a introduzir o conceito de alimentação saudável.

Coerente com sua essência, praticamente tudo o que é consumido ali vem do Centro de Produção Orgânico, onde frutas, legumes, ervas e verduras são cultivados sem agrotóxicos e colhidos poucas horas antes das refeições. A dieta é ovolactovegetariana, ou seja, ali não entra nenhum tipo de carne. Apesar das baixas calorias, o cardápio criativo estimula até os paladares mais resistentes.

O spa tem um vasto cardápio de massagens, com mais de 30 opções. Se for difícil escolher, vá de Toi, que trabalha alongamento, alinhamento da coluna, circulação e pontos de tensão por meio de terapias diversas como acupuntura, ventosas, shiatsu, entre outras.

Porém, se você se dá bem com restrições calóricas, mas não suporta horários muito rígidos, fique atenta. A filosofia do espaço é baseada na ordenoterapia, que, como o próprio nome indica, prioriza os ritmos naturais do organismo. O dia começa pontualmente às 6 da manhã, entre 13h30 e 15h30 é o horário do silêncio e, às 21h30 encerram-se as atividades do dia.

 

Maria Bonita

O spa Maria Bonita está instalado nas montanhas de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Toda a filosofia do espaço está baseada no princípio do higienismo, um sistema que interage com os processos físicos e químicos do corpo humano para manter ativo seu poder de construção e regeneração.

A alimentação do local prioriza a ingestão de frutas e verduras cruas, orgânicas, é claro, brotos, ervas, temperos e grãos germinados. Até o galinheiro é orgânico, e a alimentação dos bichinhos vem do minhocário local. O cardápio do spa oferece alguns programas de detox que prometem dar uma boa limpada em sua máquina.

Entre eles está o Três Dias de Emagrecimento Acentuado. No primeiro, são só frutas da época, preparadas de diversas maneiras; no segundo, entram em cena apenas os crus; e no último, sopas e sucos variados. Entregue-se às delícias da ioga stretch, massagem feita com óleo morno e que trabalha o alongamento, os centros de energia vital e a circulação.

refugiozen2

 (/)

 

Krishna Shakti Ashram

Em Campos do Jordão, a cerca de 180 quilômetros de São Paulo, há um espaço onde tudo remete ao país de Gandhi. A começar pela programação 100% baseada na dupla ioga e meditação. O dia começa com uma seção de bhakti e ioga às 6 da manhã, no templo do ashram. Durante mais de uma hora todos dançam, cantam e leem as escrituras sagradas. Às 7h45, é hora do chá e dos exercícios respiratórios (pranayanas). Na sequência, mais uma hora de hatha ioga.

Entre uma aula e outra, dá para meditar, fazer longas caminhadas, mergulhar nas piscinas de água natural, meditar, de preferência no deck de madeira, ao ar livre, e assim os dias transcorrem em paz, muita paz.

A comida servida é uma atração à parte. Bastante saborosa, o cardápio é baseado na culinária da Índia e exclui carnes brancas, vermelhas, peixes e ovos. Sinal verde para o leite e seus derivados, grãos, legumes, cereais, frutas e hortaliças. Para garantir uma maior proximidade com os hóspedes, o espaço conta com acomodações para apenas 25 pessoas distribuídas em 8 chalés de madeira, com lareira e vista para a belíssima Serra da Mantiqueira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s