Casa Created with Sketch.

Receita de peru estufado celebra o Dia de Ação de Graças

Seguindo a tradição, a ave é o prato principal do famoso feriado americano

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

O Dia de Ação de Graças é o feriado mais celebrado nos Estados Unidos. Todo ano, na quarta quinta-feira do mês de novembro, as famílias americanas se reúnem em gratidão pelo que têm. Essa tradição começou em 1621, quando os colonos de Plymouth, em Massachusetts, decidiram agradecer a Deus por terem resistido ao brutal inverno da região. A partir daí, para comemorar a data, os americanos preparam elaboradas ceias, com receitas típicas de peru e torta de maçã. O O’Malleys, nos bairro dos Jardins, em São Paulo, também celebra a data e o chef Mateus Zanchini Barrela separou a receita de peru estufado com farofa de sálvia para nos ensinar. Mas reserve algumas boas horas para preparar a receita com maestria: a marinada do peru – procedimento em que a carne fica de molho em uma mistura de temperos – toma um dia inteiro. O chef Mateus garante que o resultado vale todo o trabalho.

 

O’Malleys Bar Onde: alameda Itu, 1529, Jardins – São Paulo/SP

Informações: (11) 3086-0780

 

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Peru estufado com farofa de sálvia Rendimento: 15 porções

Tempo de preparo: 3 horas (sem contar a marinada)

 

Ingredientes

1 peru de aproximadamente 3,5 kg

700 g de farinha de pão de milho

3 cebolas médias

4 dentes de alho (para a marinada e a farofa)

5 cabeças de alho (para o momento de assar)

1 cenoura

1 maço de sálvia

1 folha de louro

1 garrafa de vinho branco seco

2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

200 g de manteiga

2 colheres de sopa de óleo

Sal Pimenta-do-reino

 

Prepare a marinada

O primeiro passo para a preparação da receita é a marinada do peru. Marinar significa deixar o alimento em uma mistura líquida de temperos durante algumas horas antes de cozinhar. Para isso, é necessário misturar, num recipiente grande, o vinho, uma cebola cortada em cubos, um dente de alho com a casca esmagada, a cenoura picada, a folha de louro, o vinagre, o óleo e um pouco de pimenta do reino. Deixe o peru mergulhado nessa mistura. O chef sugere que a ave seja movimentada a cada três horas, para que toda a extensão da carne pegue o gosto do tempero.

 

Modo de preparo da farofa

Pique o maço de sálvia. Coloque a farinha de pão de milho, três dentes de alho picados e duas cebolas numa frigideira grande. Refogue com manteiga até dourar. Em seguida, tempere com sal, pimenta e a sálvia picada.

 

Modo de preparo do peru

Após 24 horas de marinada, recheie o peru com a farofa e cubra-o com papel alumínio. Deixe o lado brilhante do papel para dentro, assim o calor fica retido na carne. Coloque o peru, acompanhado de cinco cabeças de alho cortadas ao meio, para assar no forno a uma temperatura média de 90 ºC. Deixe-o ali por pelo menos por duas horas e meia. Após esse período, com a ponta de uma faca, faça uma pequena perfuração e confira a textura e o cozimento da carne. Se já estiver assada, você pode tirar o papel alumínio, para que a pele do peru fique crocante. Esse processo dura aproximadamente 20 minutos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s