Casa Created with Sketch.

Quais plantas fazem mal para os bichos de estimação?

É muito comum moradores terem pets e plantas convivendo no mesmo lar. Mas será que você está combinando os dois de maneira saudável?

estopinha-parque

“Quero comprar um cachorro, mas preciso saber se posso qualquer tipo de plantas no meu jardim? Existe alguma espécie que faz mal para os bichos?”, Leonardo Puertas, São Paulo

Não há dúvida: para uma casa ser completa e cheia de alegria, ela precisa de um bicho de estimação e de muito verde. Mas é preciso ter cuidado com algumas espécies de plantas que não são boas companheiras para os bichos. “Todas aquelas que tenham folhas, flores ou frutos tóxicos devem ser evitadas”, explica a arquiteta especializada em paisagismo Lucia Manzano.

Como há o risco de cachorros e gatos engolirem frutos ou folhas, é preciso ficar atento a esta lista:

1) espirradeira (Nerium oleander);

2) comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena);

3) cica (Cycas revoluta);

4) tinhorão (Caladium hortulanum);

5) lírio (gênero Lilium, usadas como flores de corte para arranjo);

6) coroa de Cristo (Euphorbia milii);

7) copo de leite (Zantedeschia aethiopica).

Mas não se assuste: se você possui alguma das plantas e flores mencionadas, basta tirá-la do alcance do bicho. “É melhor não deixar estas plantas acessíveis, ou até mesmo doar a planta, pois se ingeridas algumas dessas espécies podem ser letais se o pet não for socorrido de imediato”, diz Lucia. “Em um jardim com cachorros ou gatos, as plantas têm que ser mais resistentes. As espécies mais sensíveis, que criam buracos, devem ser evitadas”, explica a paisagista Clariça Lima. “Uma planta boa para ter no jardim é a pandanus, que é uma espécie ornamental mais dura, ou até a mini pandanus, arbustos mais duros e resistentes, árvores frutíferas e poucas forrações”, sugere Clariça. Para Lucia, é um pouco mais simples: “De maneira geral se a planta não for tóxica, não tem problemas”, diz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s