Continua após publicidade

Prato principal ou petisco: prepare o cordeiro no chope escuro

A chef Júlia Guimarães ensina receita de cordeiro, que pode ser servida como prato principal ou petisco

Por Por Vanessa D'Amaro
Atualizado em 16 fev 2024, 10h45 - Publicado em 15 out 2009, 12h04
Um título para uma foto sem titulo

É inevitável falar de futebol no bar paulistano São Cristovão. Culpa da decoração: são cerca de 3 500 itens futebolísticos – fotos, escudos, flâmulas e caricaturas – forrando todas as paredes. Primeiro bar aberto na badalada rua Aspicuelta, na Vila Madalena, o São Cristóvão funciona do meio-dia até o último cliente da madrugada. Entre os pratos mais pedidos estão a feijoada de cumbuca e o bacalhau desfiado com feijão-fradinho, mas não há nada melhor do que uma receita elaborada de cordeiro no chope escuro para apreciar os registros de Garrincha com a Taça Jules Rimet no colo. A marca do prato – que demanda certa paciência para o preparo: são 4 horas de cozimento – é a versatilidade. “Essa mesma receita pode ser transformada em petisco e ser servida com torrada”, explica a chef Júlia Guimarães. Bastam algumas modificações na finalização do prato, e pronto! Você tem um petisco requintado. Para caprichar no cardápio, consulte sempre nosso canal de Receitas.

 

Bar e Restaurante São Cristóvão

Onde: Rua Aspicuelta, 533 – Vila Madalena, São Paulo/SP

Informações: (11) 3097-9904

Um título para uma foto sem titulo

 

Receita de cordeiro no chope escuro

Continua após a publicidade

Rendimento: 9 porções como prato principal ou 6 porções como petisco

Tempo de preparo: 4 horas

 

Ingredientes

3 paletas de cordeiro serrados contra o osso

Continua após a publicidade

3 cebolas grandes cortadas em cubos

2 cenouras pequenas fatiadas

1 litro de chope escuro

80 g de dentes de alho descascados e cortados ao meio

100 g de salsão fatiado

Continua após a publicidade

40 g de pimenta-preta em grão

3 colheres de sopa de sal

1 maço pequeno de hortelã picada

Buquê garni (1 ramo de tomilho, 1 galhinho de alecrim, 1 folha de louro e ramos de sálvia)

Óleo vegetal para selar

Continua após a publicidade

 

Modo de preparo Sele os pedaços de cordeiro em óleo até dourar (aprenda esse processo neste vídeo). Não deixe queimar. Reserve num caldeirão.

Frite a cebola no mesmo óleo. Espere dourar e acrescente a cenoura. Assim que a cebola e a cenoura estiverem no ponto, junte o alho e o salsão. Adicione ao preparo a carne, a pimenta, o sal e o chope, além do buquê garni. Cubra com água. Cozinhe por aproximadamente 4 horas até que a carne fique bem macia.

Separe os pedaços de cordeiro e coe o caldo. Deixe esfriar um pouco e desengordure – para fazer isso, será necessário colocar o caldo na beira do fogo. O líquido ferverá nesse lugar e a gordura se isolará no outro lado da panela. Assim, é só separar o caldo que deverá ser usado no prato final.

Engrosse esse caldo com um espessante (roux – mistura de manteiga e farinha de trigo, na mesma proporção, cozida por poucos minutos) antes de servir. Misture um pouco de hortelã picada. Cubra a carne. Para o prato ficar ainda mais apetitoso, sirva com batatas cozidas.

Continua após a publicidade

 

Para servir como petisco Depois de pronto, desfie a carne do cordeiro e refogue com cebola. Prepare o caldo como descrito acima. Após engrossar, misture o caldo com a cebola e com a carne na panela. A carne de cordeiro ficará molhadinha. Salpique com hortelã picada e salsão fatiado. Sirva com torradas.

Publicidade