Passo a passo para começar a meditar já

Se a sua vontade é esvaziar a mente e deixar os problemas de lado, a meditação é uma ótima pedida

Por Bons Fluidos Atualizado em 20 dez 2016, 23h03 - Publicado em 23 abr 2012, 16h12
Passo a passo para começar a meditar já_01

Quem deseja começar a meditar precisar ter a motivação para se tornar uma pessoa melhor e estar disposto a manter o mínimo de disciplina para não deixar outras coisas interferirem nesse propósito.

É preciso também criar referências que ajudem a recuperar o eixo durante o dia. A receita é de Lia Diskin, coordenadora da Associação Palas Athena Centro de Estudos Filosóficos, de São Paulo. “Deixe para si mesmo pequenos lembretes que o ajudem, durante o turbilhão do dia, a retornar a seu centro, como uma frase inspiradora na agenda”.

“O líder espiritual hindu Mahatma Gandhi grudava frases e pensamentos edificantes no espelho do banheiro. Eles funcionam como monolitos em sua paisagem interna”, ensina Diskin.

 

Veja abaixo outras recomendações – muito práticas – de Walter Morita, professor de meditação budista, e de swami Nirmalatmananda, diretor da Ordem Ramakrishna, para quem deseja meditar.

1. Escolha um horário que não atrapalhe seu cotidiano nem sirva de desculpa para não meditar. É importante manter a regularidade.

2. Reserve um espaço apenas para meditar. Crie um ambiente inspirador, que o motive a retornar para meditar. Se desejar, monte um pequeno altar com imagens de divindades ou símbolos significativos, flores frescas, incensos…

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3. Se possível, tome um banho e vista uma roupa limpa antes da meditação. Separe uma roupa apenas para praticar meditação. Evite o pijama, pois ele sugere sono.

4. Alongue a coluna, a cabeça e o pescoço antes de sentar-se. Apoie as mãos sobre as coxas e sinta-se confortável na posição.

5. Use uma almofada firme, que dê a sensação de estabilidade – cadeira, poltrona, o que quiser, mas evite meditar na cama.

6. Mantenha os olhos fechados ou semi-abertos. Se sentir sono, abra-os. A meditação é para despertar, não para dormir.

7. Preste atenção na respiração. Sinta o ar entrando e saindo, o trajeto, a temperatura. Apenas observe, sem alterar o ritmo. Quando pensamentos vierem à mente, volte a se concentrar na respiração. Você pode imaginar inspirar a pureza e expirar as tensões.

8. Faça isso por 15 minutos ou até sentir que a mente se aquietou. Aumente o tempo gradualmente.

9. Encerre com um agradecimento ou uma oração pela saúde de todos os seres humanos e da natureza. Mexa braços e pernas devagar e volte para sua rotina.

 

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