Casa Created with Sketch.

O que faço para o meu cachorro parar de puxar as roupas do meu varal?

O zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e dono da vira-lata Estopinha, responde a dúvida da nossa leitora

alexandre_estopinha1_foto_carol_gherardi

 (/)

“Tenho que deixar meu cachorro preso no quintal porque se deixo ele solto ele puxa minhas roupas do varal e as arrasta por todo quintal sujo. Como faço para ele parar de pular no varal?” Célia Santos, leitora de CASA CLAUDIA

Procure garantir que o seu cão tenha, todos os dias, bastante atividade e muitos brinquedos. Como as crianças, os cães precisam ter brinquedos e atenção das pessoas da casa, e também precisam ser ensinados a brincar com os brinquedos quando estiverem sozinhos. Podem ser aqueles comprados ou feitos em casa, com material reciclável.

Procure dar atenção ao seu cão quando ele faz coisas boas e não quando ele apronta. Essa é a parte mais importante para que o seu treino funcione! Alguns cães fazem bagunça apenas para conseguir um pouco de atenção da família!

Feito isso, quando o seu cão estiver solto e com muitos brinquedos, você pode preparar uma “armadilha” para corrigi-lo, quando ele tentar pegar algo do varal. Comece em um dia em que você esteja em casa o dia todo. O objetivo é que, cada vez que seu cão mexer no varal, aconteça algo desagradável, como um barulho ou que algo o espante.

Pendure um sino ou uma latinha com algo que faça barulho no varal, se ele mexer na corda, o sino fará barulho e, assim, se ele não se intimidar com o barulho, ao menos você saberá que ele está mexendo nas roupas. Cada vez que ouvir o barulho do cão mexendo no varal, sua correção deve ser à distância, ou sem dar atenção ou olhar para o cão. Você pode fazer um barulho ou borrifar um pouco de água nele.

Jamais converse com o cão se quiser corrigi-lo. Diga apenas uma palavra (Não ou Hei), algo curto e seco, para que ele entenda que é um limite e não uma forma de obter sua atenção.

*Alexandre Rossi é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em comportamento animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Fundador da Cão Cidadão – empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento -, Alexandre é autor de sete livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM, de segunda a sexta-feira, às 0h37, 10h17 e 15h37). Ele é também dono da Estopinha, a vira-lata mais famosa do facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s