Casa Created with Sketch.

Novo plano diretor de Piracicaba vai renovar as margens do rio

Em Piracicaba, SP,  um novo Plano Diretor propõe a interligação dos parques e a recuperação dos espaços degradados em torno do rio que passa na cidade

01-novo-plano-diretor-de-piracicaba-vai-renovar-as-margens-do-rio

 (/)

Como a maioria das cidades, desde sua fundação no século 18, Piracicaba se desenvolveu em torno de um curso natural ao usá-lo como ponto de localização e navegação. O relacionamento dos moradores com o homônimo Piracicaba sempre foi prazeroso. Ao longo do tempo, vários parques ocuparam as margens, aproveitando antigas fábricas de engenho e tecelagem, além do mirante da famosa queda-d’água, que hoje já não fornece mais energia. “Embora preservados, esses locais não têm ligação. O movimento, agora, é de integração”, conta o urbanista Carlos Leite. Ele e a sócia, a arquiteta Fabiana Stuchi, nascida no município, foram contratados pela prefeitura e pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP) com o propósito de criar o Sistema de Parques Lineares de Piracicaba e somar mais uma região, a da esquecida Avenida Renato Wagner. “Nesse trecho, a vista para as águas está encoberta por causa de construções particulares. Nossa proposta, já aprovada e em fase de licitação para o início das obras em 60 dias, visa derrubar o muro desses imóveis, ampliar a  área verde e erguer edifícios com fachadas ativas, dotadas de comércio e centros de lazer”, explica Fabiana. Nas bordas, haverá o incremento da arborização cercada de decks, projetados para apreciar a vista e equipados com peças lúdicas, nas quais crianças e adultos poderão se exercitar. A mesma ideia percorre os demais parques, cuja fusão ocorrerá por meio de ciclovias, trilhas e espaços designados a carros e ônibus. Todos em civilizada harmonia com o antigo e caudaloso companheiro.

02-novo-plano-diretor-de-piracicaba-vai-renovar-as-margens-do-rio

 (/)

03-novo-plano-diretor-de-piracicaba-vai-renovar-as-margens-do-rio

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s