Novo dispositivo inteligente oferece mais segurança aos ciclistas

Idealizado pela Michelin, o sistema Bikesphere analisa a área ao redor da bicicleta e avisa o ciclista caso algum carro se aproxime muito

Por Jennifer Detlinger Atualizado em 15 jun 2017, 18h59 - Publicado em 15 jun 2017, 17h00

Um dos maiores perigos que qualquer ciclista enfrenta ao andar de noite é a iluminação fraca nas ruas, que dificulta a visibilidade de motoristas para enxergá-los. Isto resulta em centenas de acidentes a cada ano envolvendo carros e bicicletas. Pensando nisso, a marca francesa Michelin criou uma nova tecnologia que promete ajudar na segurança de trânsito. Intitulado Bikesphere, o sistema analisa a área ao redor da bicicleta e avisa o ciclista caso o tráfego fique mais intenso.

A bicicleta possui um dispositivo de iluminação inteligente que destaca a distância de segurança que os carros devem manter ao realizar ultrapassagens. Além de possuir um farol padrão e uma luz traseira, o sistema tem um sensor de luz que liga o dispositivo automaticamente quando o ambiente ao redor do ciclista ficar mais escuro. Quando ativado, um círculo vermelho brilhante envolve a bicicleta, aumentando a visibilidade do ciclista. Se um carro chegar muito perto, o dispositivo rapidamente emite dois lasers mais intensos de luz vermelha ao redor da bicicleta, que alertam tanto o ciclista quanto o motorista.

Michelin/Reprodução

A empresa lançou o Bikesphere como parte da campanha de conscientização #TrendyDrivers, que tem como objetivo fomentar a segurança rodoviária e busca diminuir a quantidade de acidentes com ciclistas. O dispositivo ainda não está à venda, mas a Michelin anunciou que pretende disponibilizar a tecnologia para o público em breve. Confira o vídeo do projeto:

Continua após a publicidade

Publicidade