Casa Created with Sketch.

Nova linha da LEGO incentiva alfabetização e inclusão de crianças cegas

No novo produto, os pinos dos bloquinhos foram reorganizados para representar letras, números e outros símbolos em braille

 (Divulgação/LEGO Foundation/Casa.com.br)

Quando pensamos em produtos LEGO as possibilidades são gigantescas. Nas últimas décadas, a marca mais famosa de blocos de montar ganhou o mundo e com isso abriu novos horizontes, incluindo filmes, jogos, uma exposição própria e até um parque de diversões em Orlando. Mas já imaginou se os bloquinhos coloridos pudessem ganhar uma nova função e ajudar crianças deficientes visuais no processo de alfabetização?

É exatamente essa a proposta do LEGO Braille Bricks! Uma nova versão dos blocos que pretende incentivar o ensino do braille, apresentado uma abordagem lúdica e inclusiva.

 (Divulgação/LEGO Foundation/Casa.com.br)

Apresentado na última quarta-feira (24), durante a Conferência de Marcas Sustentáveis, em Paris, o projeto pioneiro foi desenvolvido pelo Grupo LEGO e pela LEGO Foundation com a colaboração de associações da Dinamarca, Reino Unido, Noruega e Brasil. A brasileira Fundação Dorina Nowill para Cegos participou ativamente de todo processo e também apresentou a novidade na sede da organização, em São Paulo, no mesmo dia.

No novo produto, os tradicionais pinos das pecinhas foram reorganizados para representar letras, números e outros símbolos em braille. O objetivo é que o material possa ser usado como ferramenta de alfabetização e lazer de crianças cegas ou com algum tipo de deficiência visual.

 (Divulgação/Fundação Dorina Nowill para Cegos/Casa.com.br)

Cada bloco também vem com o símbolo correspondente impresso, assim todos podem aprender e brincar juntos – professores, outros alunos e membros da família que não tenham deficiência visual conseguem interagir igualmente com as peças.

 (Divulgação/Fundação Dorina Nowill para Cegos/Casa.com.br)

Protótipos do LEGO Braille Bricks estão sendo testados nos países que originalmente participaram de sua concepção. Segundo comunicado oficial, a fase de testes deve expandir para nações que falam espanhol, francês e alemão ainda no terceiro trimestre de 2019.

O kit final deve ser lançado em 2020, ele contará com aproximadamente 250 peças – incluindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados e inspirações para o ensino e jogos interativos. O material será distribuído gratuitamente para algumas instituições selecionadas.

 (Divulgação/Fundação Dorina Nowill para Cegos/Casa.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s