Casa Created with Sketch.

Limpeza do ar condicionado: saiba como fazer em casa

Fazer a limpeza interna e externa do equipamento ajuda a melhorar a qualidade do ar e prevenir a incidência de microrganismos

Manter uma boa higiene do ar condicionado é fundamental, especialmente nos dias mais quentes em que o aparelho é mais utilizado. Fazer a limpeza ajuda a garantir pleno funcionamento e aumenta a durabilidade do equipamento.

Fazer a limpeza periódica é importante para evitar bactérias e ácaros que podem causar alergias e outras doenças.

Como fazer a limpeza do ar condicionado?

 (reprodução/ Hunker/Pinterest)

Em modelos de janela, é importante que você desinstale o equipamento da parede, colocá-lo em um local aberto e retirar as peças frontais e laterais para higienizar.

Utilizando um pano úmido com água morna, basta esfregar com cuidado o painel, o tampo e outras peças que ficam expostas ao ambiente externo.

Retirar o filtro e fazer a manutenção também é fundamental. No caso de limpezas semanais, lavar o filtro delicadamente, com água morna, ajuda a garantir sua dureza. Por outro lado, se o filtro está há mais de seis meses, considere a substituição.

Quando fazer a limpeza do ar condicionado?

 (Divulgação/Casa.com.br)

O ideal é buscar fazer a limpeza do equipamento semanalmente, principalmente durante o verão em que o uso é intensivo. Além disso, a pandemia intensificou a necessidade de fazer a higienização do equipamento, para garantir a qualidade e saúde do ar interno.

A cada semestre, é importante que haja a substituição dos filtros, ou seja, além da limpeza semanal, vale deixar no radar a retirada e compra de filtros novos.

O que evitar?

Na hora de limpar o ar condicionado, um dos erros mais comuns é utilizar produtos de limpeza. Isso pode ser perigoso, pois produtos artificiais podem ser tóxicos e disseminar o odor desagradável e prejudicial para a saúde no ambiente.

Outra medida que deve ser evitada, é ligar o aparelho ainda com suas peças úmidas. Isso pode danificar o ar condicionado comprometendo total ou parcialmente sua funcionalidade.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.