Casa Created with Sketch.

Fogos de artifício: como proteger os pets do barulho

A tradição pode ser perigosa para os amigos de quatro patas

 (Designecologist/Pexels)

Não existe Réveillon sem fogos de artifício e os donos de pets, ano após ano, tentam protegê-los dessa atração divertida para humanos, mas um pesadelo para os animais.

Os gatos e cães possuem orelhas super sensíveis e essa época do ano pode ser extremamente traumática para eles. Como uma forma de se proteger, eles procuram lugares seguros ou, muitas vezes, podem tentar fugir.

 (Eddie Galaxy/Pexels)

Para ajudá-los a permanecerem calmos, o ideal é que você não saia para a rua com eles e fique o mais longe possível dos fogos de artifício. Por isso, para mantê-los em segurança dentro de casa, separamos algumas dicas fundamentais para o fim de ano com os pets: 

 (Binavinya/Pexels)

Use uma caixa ou mantenha seu animal de estimação em um local silencioso

Para abafar o ruído exterior e evitar que o animal fuja, colocá-lo em uma caixa, como aquelas para transporte, ou sala fechada são alternativas. Se o seu cachorro ou gato costuma ficar no quintal, abra uma exceção nesse dia e traga-os para dentro.

 (Dominika Roseclay/Pexels)

Coloque para tocar sons suaves ou ruído branco 

Ajude-o a se acalmar com melodias suaves ou ruído branco, que diminuem o som dos fogos de artifício. Manter as janelas e portas fechadas durante a virada também ajuda.

 (Nadiye Odabaşı/Pexels)

Tenha petiscos disponíveis como uma distração

Pegue petiscos, ossos, brinquedos para roer e outras coisas gostosas para tentar distrair o pet.

Veja também

 (Andrew Neel/Pexels)

Certifique-se de que seu animal está hidratado

O medo pode fazer os cães ofegarem e, embora eles possam querer se esconder e evitar a tigela de água, é importante que ele permaneça hidratado. Alguns truques para fazer isso incluem comprar um bebedouro, fornecer várias fontes de água e reabastecer regularmente.

 (Chester Ong/Pexels)

Em caso de festas dentro de casa

Se você estiver recebendo convidados, peça que ajudem a ficar de olho em seus animais de estimação para garantir que não escapem. Colocar notas nas portas e portões pode ajudar todos a permanecerem vigilantes.

 (Blue Bird/Pexels)

Considere ficar em casa com seu animal

Se sua presença normalmente acalma o bichinho e lhe traz alegria, considere não sair e ficar ao lado dele durante a exibição de fogos de artifício. Feche as janelas e cortinas para abafar o som dos fogos de artifício e escurecer o refúgio para que eles não vejam nenhum clarão do lado de fora.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.