Filé com cobertura de nozes ao molho de pimenta
A chef Cacilda Neves do recém-inaugurado restaurante Açafrão as Terra ensina a preparar este saboroso filé


No dia dos namorados, o jantar tem que ser romântico e o cardápio todo especial. Foi esta a missão da chef Cacilda Neves do recém-inaugurado restaurante Açafrão da Terra, na Granja Viana, em São Paulo. Para a data comemorativa, o restaurante possui duas opções de menu – que incluem brie quente, quiche, creme de maracujá e cheesecake Romeu e Julieta. O preço varia de R$ 55 a R$ 60 por pessoa. Mas se você pretende fazer um jantarzinho íntimo à luz de velas no aconchego de sua casa, nós mostramos a receita do Filé St. Valentin – prato principal do restaurante na data. Em homenagem a São Valentim, o santo dos apaixonados, o filé é preparado com uma cobertura de nozes e é acompanhado por um molho de pimenta verde. E, se você quiser incrementar ainda mais o seu cardápio romântico conheça nossas sugestões de entrada e de sobremesa.

Restaurante Açafrão da Terra Onde: r. Jose Felix de Oliveira, 860 C – Granja Viana, Cotia – São Paulo
Informações: tel. (11) 4612-0398
Filé Saint Valentin
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes da cobertura
100 g de nozes moídas 100 g de farinha de rosca 20 g de queijo parmesão 70 g de ervas de provence (mistura de ervas finas) 2 colheres de sopa de manteiga Sal e pimenta a gosto
Ingredientes para o filé e para o molho
4 filés de 200 g cada 2 batatas grandes 25 g de pimenta verde 200 ml de caldo de carne 4 cebolinhas pequenas 8 dentes de alho com casca 4 cenouras torneadas Champignon a gosto Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo da cobertura
Misture tudo e espalhe numa forma. Em seguida, leve a geladeira.
Modo de preparo do filé e do molho Coloque uma colher da manteiga na frigideira e doure os bifes. Em seguida, tempere com sal e pimenta. Reserve. Na frigideira, coloque os grãos de pimenta verde. Acrescente o caldo de carne e uma colher de sobremesa de manteiga – o caldo ficará mais cremoso. Reserve. Numa outra frigideira, salteie os legumes (cebolinha, alho, cenoura e champignon) na manteiga por dois minutos.
Modo de montar
Cubra o filé com a cobertura e leve ao forno a 180º C por sete minutos. Coloque a cobertura de nozes sobre os filés. Ao lado, coloque o molho. Sirva com batatas e cenouras douradas em manteiga.