Casa Created with Sketch.

Ex-boxeador constrói academia sob viaduto de São Paulo

O ex-boxeador Nilson Garrido e a academia que construiu sozinho embaixo de um viaduto foram tema de uma ofcina de arquitetos em busca de qualifcar o espaço

01-ex-boxeador-constroi-academia-sob-viaduto-de-sao-paulo

 (/)

“Durante anos, fiz projetos para concursos públicos. Um dia, pensei: em vez de gastar meu tempo comisso, por que não investir em ações comunitárias e usar o conhecimento para agregar valor a obras já em andamento?”, conta o arquiteto Franklin Lee,associado do escritório SUBdV. Essa nova perspectiva o levou até o trabalho do professor de boxe Nilson Garrido, que montou em 2004 uma academia improvisada no vão do Viaduto do Café, na Bela Vista,a fim de mudar a vida de moradores de rua. Só no primeiro mês, o ponto atraiu cerca de 750 pessoas, entre desabrigados, dependentes químicos e menores abandonados. Em 2010, Franklin elegeu a iniciativa como assunto de uma das oficinas nômades que promove com estudantes. Ali, incentivou os jovens a conceber melhorias para o espaço durante um workshop ministrado na Escola São Paulo, em três etapas: desenho, fabricação digital de modelos e teste no local. As propostas exploraram materiais reutilizados e de baixo custo como uma estrutura de CDs para reflexão da luz solar no interior do espaço escuro. “Deixei claro para os alunos a importância do Garrido como autor de uma intervenção contemporânea na metrópole – exemplo de alguém que conhece o cenário, elabora um programa atual e altera o modo de viver de sua região.”

02-ex-boxeador-constroi-academia-sob-viaduto-de-sao-paulo

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s