Casa Created with Sketch.

Como ensinar o meu cachorro a não comer as plantas do jardim?

O zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e dono da vira-lata Estopinha, responde a dúvida da nossa leitora

estopinha-parque

 (/)

“Meu cachorrinho é vira-lata, quando solto ele corre e come minhas plantas, como posso ensinar para ele que não deve fazer isso?” – Lucinha Dias, de Guarulhos.

Aqui devo repetir algumas orientações da pergunta anterior: procure garantir que seu cão tenha, todos os dias, bastante atividade e muitos brinquedos. Como as crianças, os cães precisam ter brinquedos e a atenção das pessoas da casa, e também precisam ser ensinados a brincar com os brinquedos quando estiverem sozinhos. Podem ser aqueles comprados ou feitos em casa, com material reciclável.

Procure dar atenção ao seu cão quando ele faz coisas boas e não quando ele apronta. Essa é a parte mais importante para que o seu treino funcione! Alguns cães fazem bagunça apenas para conseguir um pouco de atenção da família!

Se o cão tem muitos brinquedos e atividades para concorrer com as plantas do jardim, agora basta deixá-las desagradáveis para ele. Nos pet shops, há alguns sprays com sabor amargo, que não estragam suas plantas e que devem ser passados diariamente sobre as elas.

Caso o cão não pare de atacar as plantas, há uma solução não tão aceita pelos donos, mas bem eficaz para que o cão pare de vez seu ataque às plantinhas. Dissolva as fezes do cão em água quente, deixe esfriar e, em seguida, regue as plantas com essa mistura. O cheiro desaparece em um ou no máximo dois dias. Repita se houver necessidade.

*Alexandre Rossi é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em comportamento animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Fundador da Cão Cidadão – empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento -, Alexandre é autor de sete livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM, de segunda a sexta-feira, às 0h37, 10h17 e 15h37). Ele é também dono da Estopinha, a vira-lata mais famosa do facebook

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.