Casa Created with Sketch.

Como decorar e limpar um quarto de criança alérgica

A disciplina da limpeza diária e semanal - a melhor tática contra crises alérgicas

Se você acha que o quarto perfeito para um criança alérgica é quase vazio e, consequentemente, com poucos itens de conforto, você está correto. Mas, não é preciso ser tão radical assim. “Os revestimentos e itens de decoração do quarto de um alérgico precisam ser de fácil manutenção”, ensina a arquiteta Penha Alba, de Foz do Iguaçu, no Paraná. O mais importante para evitar crises de alergia é manter a disciplina de limpeza, por isso tudo precisa ser fácil de lavar e de secar, sem abrir mão do conforto.

“A remoção da poeira do chão, dos objetos e da parede deve ser diária, com pano úmido e sem produtos de cheiro forte”, explica a alergista e pediatra Ana Paula Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Estado de São Paulo (ASBAI-SP). E uma vez por semana, cortinas, tapetes e objetos de decoração devem ser lavados. Por isso, tudo precisa ser muito prático. A seguir, confira uma lista de dicas para se ter em um quarto saudável para uma criança alérgica.

Cortinas e persianas

– Para quem quer praticidade, as persianas de alumínio e madeira vão bem, pois acumulam menos pó e são fáceis de limpar.

– As cortinas podem existir, já que dão mais sensação de aconchego, mas precisam ser feitas de tecidos leves e sem forros. Assim, podem ser lavadas uma vez por semana. Dica: se lavar e centrifugar na máquina, as cortinas saem praticamente secas e já podem ser penduradas novamente. Para facilitar a remoção e instalação semanal, opte por ilhoses em vez de trilhos.

Piso e parede

– Cerâmica, porcelanato e pisos laminados são os mais indicados para quartos de alérgicos. Eles podem ser limpos com uma pano úmido ou máquina de limpeza à vapor.

– Fuja dos tapetes, mas se achar que o quarto vai ficar muito frio sem eles, opte por materiais sem pelos e leves, como os de algodão. Dessa forma, a manutenção fica mais fácil: sacuda os tapetes fora do quarto todos os dias para remover a poeira e lave uma vez por semana na máquina se lavar.

– Nas paredes, o ideal é aplicar papel de parede lavável, que permite a limpeza com pano úmido sem desgastar.

Cama e travesseiro

– Colchão, travesseiros e almofadas precisam de capas, de preferência de tecido antialérgico, que possui tramas mais fechadas e impedem que os ácaros entrem nas peças.

– As colchas precisam ser finas para que possam ser lavadas toda semana sem grandes dificuldades.

Roupa de cama e cobertor

– A roupa de cama deve ser lavada no mínimo uma vez por semana. “Crianças com dermatite atópica que apresentam intensa descamação e sudorese precisam que a troca seja feita a cada dois dias”, explica Ana Paula. Um truque bacana é, logo após o acordar, juntar toda a roupa de cama com cuidado e sacudi-la fora de casa. Se possível, coloque-a sob o sol para torrar todos os alérgenos. Em dias de chuva, você pode usar um ferro de passar bem quente.

– Quem é alérgico deve tomar cuidado especial com os cobertores de lã, pois acolhem as mais diversas partículas que desencadeiam crises alérgicas. Prefira lençóis e edredons de algodão.

– Não utilize facilitadores para passar roupa, nem amaciante nas roupas de cama e cobertores, pois estes produtos deixam resíduos que podem provocar alergias.

Decoração

– Nada de lustres com detalhes pequenos que possam acumular poeira. Dê preferência aos modelos sem reentrâncias.

– Prateleiras sobre a cama, nem pensar, pois elas também são moradias de ácaros.

– Evite móveis de madeira maciça, prefira os revestidos de laminados e fórmicas, que são mais resistentes à limpeza diária com pano úmido.

– Quanto aos bichinhos de pelúcia, é recomendável colocá-los em sacos plásticos e só tirá-los na hora da diversão. E, antes de guardá-los novamente, o ideal seria fazer uma nova lavagem. O que não pode é utilizar os bichinhos de pelúcia como peças decorativas, porque eles ficarão infestados de partículas alérgenas.

Ar condicionado e umidificador

– O ar condicionado de parede está vetado. “O modelo split é o mais indicado e seu filtro deve ser lavado a cada dois dias, mais ou menos”, explica Penha.

– Umidificadores também não são recomendados em casas com pouca ventilação, pois podem facilitar o acúmulo de fungos causando umidade nas paredes. “Uma bacia de água no canto do quarto é uma boa opção para manter a umidade do ar”, explica Ana Paula.

Como remover a poeira

– Cuidado ao aspirar a poeira. O saco do aspirador precisa estar bem limpo, caso contrário, o aparelho irá apenas provocar a suspensão do pó no ar. É recomendável lavar sempre o saco após o uso e deixá-lo secar ao sol. Os melhores aspiradores de pó para alérgicos são os que possuem filtros de água ou com filtro HEPA, ambos aspiram toda a poeira, até a mais fina, geralmente liberada por aparelhos comuns.

– Nunca remova a poeira com flanela ou espanador. Use um pano umedecido em água e sabão de coco ou em álcool, sempre depois do aspirador de pó. Não se esqueça de limpar lugares pouco visíveis, como batentes de porta, sancas e estrados da cama. Quanto mais ventilado e arejado o ambiente, melhor. Por isso, deixe o máximo de tempo que puder todas as janelas abertas. Quando for construir, procure voltar os quartos para a face norte, que recebe sol durante a manhã.

Abaixo, você confere uma galeria de fotos com imagens de quartos de crianças que apresentam boas soluções de decoração para quem sofre com alergias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s