Casa Created with Sketch.

Carlos Solano: A chegada do menino Jesus

Carlos Solano é arquiteto e escritor. Coordena a campanha Vamos Plantar Um Milhão de Árvores. Pesquisa a cultura popular, as terapias da casa, a ecologia e o bem-estar.

01-carlos-solano-primavera-flores

 (/)

“Sabe a Ana do Vicente, flha do João, vizinha da Eni, prima do Rui?”, pergunta dona Francisquinha, faxineira. Não, não sei, disse eu. “Pois é na casa dela que começa a novena de Natal. Vamos lá?” Não tenha dúvida!, concordei de pronto. Frequentei a reza e aprendi que as novenas, o presépio e a doação aos pobres são patrimônios da religiosidade popular e ajudam a preparar o coração para a vinda do Menino Deus. “Que o nosso lar seja o aconchego para Teu nascimento entre nós. Amém!”, rezou solenemente dona Ana. Enquanto isso, dona Francisquinha, inventadeira, me chamou de lado e sugeriu fazer os nove dias de oração junto com os preparos do presépio, que, para ela, deve ser montado aos pouquinhos, começando em 16 de dezembro. O passo a passo é assim:

1º dia: inicie o presépio pelos pastores. “Eles trazem a pureza que Deus deseja”, diz Francisquinha. Nesse dia, limpe a casa com o banho cura-tudo. A receita começa uma semana antes: deixe um galhinho de arnica num litro de álcool por sete dias. Depois, goteje esse desinfetante na água da faxina, pensando na seguinte mensagem: “O amor como guia e uma alegre devoção”.

2º dia: coloque as fguras de José e Maria. Para manter o casal unido e feliz, enfeite a sala com sete rosas cor-de-rosa. “O amor gosta de amores”, ensina dona Francisquinha.

3º dia: é hora da estrela-guia. Dizem que o Menino Deus não interfere; só ajuda quando pedimos. Por isso, escreva três pedidos e deixe-os sob um pires com uma vela branca acesa. “Pelo amor se ganha o céu.”

4º dia: que venham os reis magos. E com eles os presentes e doações aos pobres. “Perde o egoísmo, acha Deus”, Francisquinha me diz. Mas embalar presente com papel novinho não precisa. “Usa tecido ou papel-jornal enfeitado com laço de fta. O amor nasce da vista e vai para o coração.”

5º dia: é a vez do galo, que canta e anuncia a luz. Acenda12 velas, cada uma para um mês do ano, e coloque em cada uma uma bênção do Natal: alegria, paz… “O amor é a luz que ilumina a escuridão”, diz Francisquinha.

6º dia: convide o boi e o burro. Nessa hora, pedi a palavra e sugeri: que tal trocar a dor pelo amor, guardando a vida dos animais? A cada ano, milhões deles são sacrifcados para o Natal. O amor aperfeiçoa a alma.

7º dia: dedicado ao anjo. Para ouvir melhor o mensageiro de Deus, faça um altar com sete lírios ou jasmins. “O amor e a fé, nas obras se vê.”

8º dia: chega o Menino. “O amor não envelhece, é eterna criança”, convence minha amiga. No dia 24, coloque uma medalha da Sagrada Família em um copo com água e uma for. Reze. No dia seguinte, enterre tudo (sem o copo) no jardim semeando simbolicamente a vida.

9º dia: Deus abençoe o Natal! Nesse dia, repare nos sinais: se der vontade de acarinhar, proteger ou ajudar o próximo ou a natureza a novena deu certo! O presépio se fez em seu coração, que é onde renascem, a cada ano, reis e pastores, Maria e José, os bons animais e o Amor-Menino do Céu. Enfm, a inocência da criança que um dia nós já fomos. Feliz Natal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s