Continua após publicidade

“Cabala ajuda cumprir a missão espiritual que nos foi destinada”

Entenda mais sobre a tradição judaica com o especialista Edward Hoffman

Por Edição MdeMulher
Atualizado em 20 dez 2016, 16h40 - Publicado em 26 abr 2012, 19h51

*Matéria publicada em Bons Fluidos #155 – Fevereiro de 2012

livro-cabala-ashton-kutcher-22062

O professor Edward Hoffman começou a transmitir os ensinamentos da Cabala para leigos em seus livros, na década de 1970. “A compreensão e a aplicação correta da Cabala podem gerar inúmeros benefícios no nosso cotidiano, pois é um conhecimento que traz resultados concretos para a vida diária”, atesta.

Não é muito fácil definir a Cabala. Segundo a tradição cabalística judaica, trata-se de um ensinamento anterior a todas as religiões, oferecido à humanidade pelos planos divinos em tempos imemoriais. Baseia-se em um único diagrama, a Árvore da Vida, um desenho esquemático que mostra a criação do universo e os diferentes níveis de realidade sutil até chegar ao plano denso e concreto do mundo material. Nesse diagrama, o Criador emana dez poderosos vórtices de energia divina, as Sephiroth, que influenciam diretamente nosso mundo, nossa existência, e até mesmo nossa personalidade.

As 22 letras hebraicas que fazem parte da Árvore da Vida também são fundamentais no ensinamento cabalístico. Elas servem como objeto de meditação, conferindo suas preciosas qualidades a quem medita com elas. A seguir, o professor Edward Hoffman explica como a música, a compreensão da Árvore da Vida e a meditação com as letras hebraicas podem nos trazer mais amor e alegria, independentemente de nossa religião.

O estudo da Cabala é bastante complexo. É possível sintetizar seu ensinamento?

Continua após a publicidade

Essencialmente, a Cabala se ancora em duas questões principais: compreender a razão de o ser humano estar aqui na Terra, e entender como as pessoas podem atingir uma maior realização na vida. Ou seja, o estudo da Cabala oferece um conjunto de conhecimentos e de práticas para responder essas perguntas. São respostas universais que podem satisfazer as questões existenciais de qualquer pessoa, de qualquer religião.

E como a música sagrada pode nos ajudar no desenvolvimento espiritual?

Não é só a música sagrada que pode fazer bem para a alma, a popular também tem esse poder. Todos nós temos um tema musical, uma trilha sonora, que pode expressar nossa alma, e seria muito bom que nós a ouvíssemos frequentemente. O ideal é que encontremos uma melodia instrumental que fale muito profundamente ao nosso coração, que seja capaz de expressar nossos sentimentos mais profundos, nossa essência. Ouvi-la pode nos ajudar a encontrar os caminhos necessários para que nossa alma possa cumprir sua missão aqui na Terra. É justamente essa melodia que nos ajudará a entrar em contato com ela.

edward-hoffman-21958

O senhor afirma que a Cabala é um poderoso instrumento para acessar a felicidade. De que maneira isso ocorre?

Continua após a publicidade

Ela pode nos ajudar a cumprir nosso tikun, isto é, a missão espiritual que nos foi destinada realizar aqui neste plano. Quando estamos cumprindo nosso tikun, mesmo que tenhamos algumas dificuldades e obstáculos, eles diminuem sensivelmente de importância. Realizar o tikun enche nosso coração de amor e de alegria.

Como os conhecimentos cabalísticos podem nos ajudar a realizar essa tarefa?

Existem várias maneiras. A Cabala pode nos orientar a respeito de nossa vocação profissional ou ainda sobre as áreas onde é possível usar melhor nosso talento. Pelas coisas de que mais gosto, pelas minhas habilidades ou pelas características básicas de minha personalidade, eu posso saber quais Sephiroth influenciam minha vida. Por exemplo, Chochmah, uma das Sephira, emana generosidade e está relacionada ao serviço humanitário. Se eu me interesso por isso, posso ver que minha vida aqui na Terra recebe a influência dessa energia, e que lidar com esse tipo de atividade pode me fazer mais feliz. Fica mais claro para mim como posso trabalhar em determinados campos e assim me tornar mais realizado. Conhecendo as características de cada uma das Sephiroth e observando nosso comportamento, talentos e preferências, podemos logo encontrar aquelas com as quais nos relacionamos. Geralmente, três Sephiroth norteiam nossa vida. Ler livros ou fazer cursos sobre a Cabala pode ajudar nessa identificação. Tem ainda a astrologia cabalística, que também pode localizá-las em nosso mapa natal.

*Matéria publicada em Bons Fluidos #155 – Fevereiro de 2012

 

Publicidade