Continua após publicidade

Brasileiros desenvolvem app para publicar mini-contos

Aplicativo criado por jovens brasileiros permite compartilhar gratuitamente mini-contos

Por Da redação
Atualizado em 16 fev 2024, 15h34 - Publicado em 23 set 2014, 22h19
diminuto
 (/)
Continua após publicidade
diminuto

A escritora brasileira Déborah Gouthier é uma apaixonada por contos. Escrevia-os, mas não conseguir fazer com que eles chegassem aos leitores. Essa carência, comum a muitos escritores sem uma editora, a motivou a, junto com o namorado Lucas Garcia e a designer Isabella Gouthier, criar uma plataforma para divulgar seus trabalhos. “Das nossas carências surgiu a ideia de fazer uma ferramenta onde eu publicasse e também fosse um passatempo cultural. Assim, surgiu o aplicativo Diminuto, uma plataforma de leitura de textos literários para mobile”, ela conta.

Quem acessa o Diminuto encontra mini-contos de até 750 caracteres de diversos autores. Se gostar de um trabalho específico, pode favoritar o autor e acompanhar todos os seus escritos, além de compartilhá-lo nas redes sociais. Caso o usuário queira contribuir com a plataforma pode, com seu login, enviar seu miniconto e, então, o trio faz uma curadoria, revisão e aprovam, disponibilizando o texto pra leitura a quem se interessar. “O Diminuto é um aplicativo de produção colaborativa, ou seja, se alimenta da participação do próprio usuário”, ela afirma. O app está disponível para Android e iOS.

Para tirar a ideia do papel, o trio de jovens foi selecionado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, através de um edital de R$ 13,5 milhões para projetos culturais de todo o Estado. Déborah conta que esse foi apenas o seu primeiro passo: “é possível que, futuramente, outros projetos acabem derivando do que o Diminuto é hoje, como a publicação de um livro com os minicontos mais bem avaliados pelos leitores e o lançamento de um Diminuto  Poemas, já que o app, atualmente, é dedicado ao gênero de contos”.

 

Publicidade