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Aprenda quatro técnicas poderosas de inspiração e expiração

Respirar corretamente melhora sua qualidade de vida e oxigena o cérebro

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A maneira como você inspira e expira o oxigênio pode trazer vários benefícios: relaxar a mente, tonificar os músculos, oxigenar o cérebro e até limpar as vias respiratórias. Aprenda os exercícios abaixo e saiba como usar a respiração a seu favor.

Para acalmar as emoções

 

Cristina Armelin, da Fundação Arte de Viver de São Paulo – ONG presente em 150 países e uma das precursoras em cursos de técnicas respiratórias – ensina dois movimentos tranquilizadores:1. Deite-se de costas e coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire, enchendo essa região de ar, e expire, esvaziando- a totalmente. Faça o exercício cinco vezes.Em seguida, leve as mãos para a parte torácica e repita o processo, dessa vez trazendo o ar para essa parte do corpo. Então, apoie as mãos sobre as clavículas e faça o mesmo movimento, inflando agora essa região. Por fim, junte as três respirações, inspirando e enchendo o abdômen de ar, depois a região torácica e, por fim, as clavículas. Expire e repita.2. De pé, inspire profundamente nos três níveis e expire rapidamente liberando o ar ao mesmo tempo em que solta o som “ah”. Repita dez vezes.

Emoções sob controle com Kúmbhaka Pranayama

 

A ashtanga e a raja ioga emprestam uma de suas técnicas para estimular a energia vital, ajudar a controlar as emoções e aumentar a capacidade pulmonar.Sente-se no chão de maneira confortável e com a coluna reta. Inspire em quatro tempos, segure o ar por mais quatro e depois expire em oito tempos. Se achar difícil, repita sem forçar a expiração. Pratique por cinco minutos, de preferência diariamente. Se quiser, reduza o padrão para 3-3-6 ou até 2-2-4.

Força para a circulação com Kapalaphati

 

Trata-se de uma técnica da hatha ioga que proporciona diversos benefícios, como melhorar a circulação, tonificar os músculos abdominais, oxigenar o cérebro, limpar as vias respiratórias e relaxar.Ela pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo no trabalho diante do computador. Para realizá-la, sente-se de maneira confortável, com as costas eretas e inspire lenta e profundamente.Em seguida, sem reter o ar, comece a fazer uma série de expirações rápidas e vigorosas em sequência, contraindo a parte alta do abdômen. O peito, os ombros e os músculos faciais devem ficar parados durante todo o exercício.Comece com três séries de 20 repetições, relaxando por alguns segundos entre elas, e vá aumentando esse número gradualmente.

Mais energia para o seu corpo com Pranayama Purificador

 

Essa técnica, proveniente da ashtanga e da raja ioga, revitaliza o corpo, purifica as células, tonifica a pele e equilibra o sistema nervoso.Comece de pé, com o corpo ereto, as pernas ligeiramente afastadas e os braços soltos ao longo do tronco. Inspire suavemente pelo nariz, erga os braços e leve as mãos para a nuca, dobrando os cotovelos.Em seguida, solte o ar pela boca de forma espontânea e leve os braços à posição inicial. Repita de 15 a 20 vezes, aproximadamente três vezes por semana. Para obter melhores resultados, faça os exercício preferencialmente de manhã ou à noite.

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