Continua após publicidade

Aprenda a fazer o risoto de rosas do chef Alessandro Segato

Com uma combinação surpreendente, esse risoto é um dos pratos mais pedidos da Risotteria Alessandro Segato. Acompanhe o passo-a-passo da receita.

Por Por Natália Garcia
Atualizado em 20 dez 2016, 15h53 - Publicado em 29 out 2008, 19h03

A especialidade da Risotteria Alessandro Segato, como não poderia deixar de ser, são os risotos de vários sabores, acompanhados pela variada carta de vinhos. O mais pedido da casa e preferido das mulheres é o risoto de morango com pétalas de rosas. O prato é sofisticado, tem aparência e perfume incríveis, além de ser delicioso. E, a melhor parte, não é tão difícil de fazer em casa. Veja como é o preparo e acompanhe as dicas do chef.

risoto_flores_comestiveis

 

Risoto de Morango com pétalas de Rosas

Rendimento: 4 pessoas

Tempo de preparo: 35 minutos

 

Ingredientes

Continua após a publicidade

320 gr de arroz vianole nano (ou arbóreo);

300 gr de morangos frescos;

10 gr de pétalas de rosas comestíveis;

2 favas de baunilha;

300 ml de vinagre balsâmico de Modena;

Continua após a publicidade

3 a 4 gotas de água de rosas;

6 colheres de sopa de manteiga;

4 colheres (de sopa) de parmesão Grana Padano ralado;

1 e ¼ litro de caldo de carne ou de legumes;

1 colher (de sopa) de cebola picada;

Continua após a publicidade

4 colheres de azeite extra virgem;

½ xícara de vinho branco seco;

sal e pimenta branca do reino à gosto.

 

Modo de Preparo

Continua após a publicidade

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Junte metade dos morangos, cortados em quatro, e deixe cozinhar por aproximadamente dois minutos em fogo médio. Aumente o fogo, acrescente as favas de baunilha cortadas ao meio pelo sentido do comprimento. Misture o arroz e deixe tostar por alguns minutos (sempre mexendo para que não grude na panela). Adicione o vinho e deixe evaporar.

Acrescente o caldo de carne (ou de legumes), aos poucos, com uma concha, sem parar de mexer. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente as pétalas de rosas, o restante dos morangos e as gotas de água de rosas. Retire do fogo, misture a manteiga e o parmesão. Sirva em um prato decorando com pétalas de rosas e com a redução do vinagre balsâmico. Para fazer a redução, coloque o vinagre em uma panela e leve ao fogo baixo. Espere até que o líquido engrosse e reduza pela metade. Depois é só servir.

 

Dicas do chef

Uma das fases mais importantes de um risoto é o momento em que você acrescenta o arroz na panela e deixa tostar. Com o fogo alto o arroz fica selado e evita o excesso de amido, que deixa um aspecto “colante” na boca.

Continua após a publicidade

O ponto certo de qualquer risoto é quando, além de cozido al dente, ele atinge a cremosidade ideal, chamada all’onda, depois da manteiga e do queijo parmesão.

 

Risotteria Alessandro Segato

R. Padre João Manuel, 1156, Jardim Paulista, São Paulo, SP

Tel. (11) 3068-8605

Publicidade