Aniversário de São Paulo: os detalhes arquitetônicos do centro velho
Repleto de pontos turísticos, o centro velho de São Paulo esconde muitos tesouros arquitetônicos. A equipe do Casa.com.br fotografou algum deles: você já tinha reparado nesses detalhes?
Para começar, a beleza da Catedral da Sé.
A Catedral da Sé levou 52 anos para ser construída e foi projetada pelo arquiteto Max Hehl. A restauração ficou por conta do arquiteto Paulo Bastos. Capitéis adornados com fauna e flora brasileiras, cúpulas de cobre e vitrais franceses diferenciam o edifício neogótico, que fica na Praça da Sé, s/n. Em frente à construção está o marco zero de São Paulo. No monumento com símbolos e nomes de alguns estados brasileiros, cada ângulo indica uma das rodovias que sai da cidade.
As janelas coloniais com moldura azul pertencem ao Pateo do Collegio, construção que representa o início da cidade de São Paulo. O Museu e a Igreja Padre Anchieta, concebidos de acordo com projeto do arquiteto Carlos Alberto Gomes Cardim Filho, em 1954, guardam relíquias como a parede de taipa (1585) e o altar mor (1680) da igreja.
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), também conhecida como Faculdade de Direito do Largo de São Francisco é a mais antiga escola de Direito do Brasil. Em sua entrada, está a escultura Idílio ou Beijo Eterno, de William Zadig. O túmulo de Júlio Frank, em estilo neoclássico, encontra-se no pátio interno da Sanfran.
O Solar da Marquesa de Santos é considerado hoje como o último exemplar de arquitetura residencial urbana do século XVIII.
O prédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, localizado no Pátio do Colégio, foi projetado pelo engenheiro e arquiteto paulistano Francisco de Paula Ramos de Azevedo, entre 1881 e 1891.
A agência 001 do Banco do Brasil fica na rua XV de novembro.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupa uma edificação de 1901 com 4183 m² e cinco andares.
O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu da América Latina e fica entre as ruas São Bento, Libero Badaró e Av. São João.
O Mosteiro de São Bento forma um conjunto com a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento.
O Edifício Alexander Mackenzie, mais conhecido como Prédio da Light, é um projeto dos americanos Preston e Curtis. Foi concluído no ano de 1929 e ampliado em 1941 e atualmente abriga o Shopping Light.
O Paço das Artes é uma grande galeria de arte multidisciplinar que promove programas de ação cultural por meio de exposições e publicações que abrangem todos os segmentos das artes visuais: artes plásticas, artes gráficas, design e multimídia.
O Teatro Municipal de São Paulo foi o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.
O Edifício Copan tem 115 m de altura, 35 andares (incluindo três comerciais), além de dois subsolos, e cerca de dois mil residentes. O projeto de Oscar Niemeyer está atualmente em reforma.
A esquina mais famosa de São Paulo, Ipiranga X São João, tem um relógio também.