Continua após publicidade

Alimentos funcionais: coma certo e ganhe disposição e alegria

O segredo está no mel, na aveia, nas castanhas, no morango...

Por Texto Keila Bis Design | Luiz Silviano | Fotos Dercílio, Rachel Guedes, Pedro Rubens, Alfredo Franco, Alex Silva, Sheila Oliveira e Andre Spinola e Castro.
Atualizado em 14 dez 2016, 11h02 - Publicado em 24 set 2012, 19h03
00-alimentos-funcionais-mel-aveia-saude

Quando se fala em comida, a primeira associação que se faz é com a perda ou o ganho de peso. No entanto, há anos se discute sua importância também como influenciadora nos estados mental e emocional. Uma importante pesquisa na área foi feita pela professora americana Judith Wurtman, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, coautora do livro, ainda inédito no Brasil, The Serotonin Power Diet. “Certos alimentos podem, sim, auxiliar na produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina”, diz ela. Os neurotransmissores são os responsáveis por fazer a comunicação entre as células nervosas do cérebro, que trabalham com as sensações, como as de relaxamento e bem-estar. “Em casos não tão graves de estresse, tristeza ou falta de disposição, os alimentos ajudam a reverter esse quadro sem a necessidade de remédios, pois atuam diretamente nessa química cerebral”, avalia Renata Merlino, nutricionista clínica, ortomolecular e holística, de São José dos Campos, SP.

Como encontrar as propriedades energizantes nos alimentos

 

 

01-alimentos-funcionais-mel-aveia-saude

Compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio, os carboidratos são as principais fontes de energia para as células do corpo. Tarefas do dia a dia como andar, falar e dirigir somente são executadas porque essas moléculas fornecem o combustível necessário para que isso ocorra. Segundo a nutricionista Samantha Rhein, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo e Centro Universitário Senac, em São Paulo, os alimentos ricos em carboidrato são encontrados em massas, pães, bolos, arroz, biscoitos e cereais matinais. “Mas, para associarmos esse efeito energizante com a saciedade e o controle glicêmico, é importante optar pelas versões integrais, ou seja, aqueles que utilizam a farinha integral no preparo”, avisa ela. Além deles, outras gostosuras que levam essa preciosidade são: açaí, mel, manga, lentilha e batata.

 

Mix para salada e frutas

Continua após a publicidade

 

• 1/2 xícara de granola

• 2 colheres de sobremesa de aveia

• 1/2 xícara de damasco seco

• 2 colheres de sopa de uvas-passas

Continua após a publicidade

• 1 colher de café de guaraná em pó

 

Misture todos os ingredientes e adicione à porção desejada com o mel. (Sugestão da nutricionista Samantha Rhein.)

Alimentos para quem procura bem-estar

 

02-alimentos-funcionais-mel-aveia-saude

Sinônimo de bem-estar, a serotonina é o neurotransmissor que exerce grande influência no estado de humor, principalmente em pessoas com depressão. “Ela é também conhecida como a substância mágica e sedativa que melhora o humor de um modo geral”, explica Vanderli Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutriçao Esportiva (ABNE). Para ativar os níveis cerebrais de serotonina, é importante ter uma dieta com alimentos fontes de triptofano: “Ele é o aminoácido precursor da serotonina”, conta a nutricionista Samantha Rhein. “Os principais alimentos que possuem triptofano são a banana, o cacau, os cereais integrais, a castanha de caju e todos os laticínios, como queijo, leite e iogurte”, diz ela. “Mas atenção: para esses últimos, prefira as versões reduzidas em gordura, pois previnem inflamações.”

Continua após a publicidade

 

Mingau de aveia com banana

 

Ferva:

• 1 copo de leite

Continua após a publicidade

• 1 colher de chá de mel

• 1 colher de sopa de aveia em flocos

 

Mantenha a fervura por 5 minutos. Depois de cozido, acrescente uma banana-nanica pequena picada. (Sugestão da nutricionista Vanderli Marchiori.)

Alimentos para quem procura propriedades calmantes

Continua após a publicidade

 

03-alimentos-funcionais-mel-aveia-saude

Quando se passa por situações que causam medo, ansiedade ou qualquer tipo de estresse, o corpo libera dois hormônios: a adrenalina e o cortisol. “Por isso, nesses momentos é importante consumir alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, pois eles regulam o pico desses hormônios”, explica Renata. Encontrados nas frutas e nos vegetais, como abacaxi, limão, morango, alface, espinafre e rúcula, também estão presentes no chá verde, linhaça, chia, azeite, nozes, castanhas, hortelã-pimenta e gengibre. “E nos peixes de água fria, como salmão, arenque, sardinha, atum e cavala”, indica Renata. Já o maracujá continua sendo um importante aliado, devido a seu componente passiflora. A nutricionista Vanderli faz uma ressalva: “Café, chocolate e guaraná em pó devem ser evitados, pois são estimulantes, e o cérebro tende a ficar irritado”.

 

Suco de abacaxi com morango

• 1 copo de 200 ml de água

• 3 morangos de tamanho médio

• 1 fatia grossa de abacaxi Bata no liquidificador e coe.

 

Chá de maracujá

Ferva durante 10 minutos 1 copo de 200 ml de água com a polpa de 1/2 maracujá. (Sugestão da nutricionista Renata Merlino.)

Publicidade