9 dicas para combater o calor dentro de casa
Está quase impossível viver com todo esse calor, mas damos dicas de como sobreviver a essa estação sem sofrer muito
O verão chegou com tudo, deixando muita gente ‘jogada feat. largada’, sem saber o que fazer, a não ser ficar debaixo de um ar condicionado ou na frente de um ventilador. Mas separamos algumas dicas simples que ajudará a você sobreviver a essa estação, que apenas começou!
Aumente a circulação de ar. Até uma noite quente é normalmente mais fresca do que o seu corpo. Portanto, aumentar a circulação de ar ajudará o ar quente a carregar o calor excessivo para longe de seu corpo aquecido. Caso seja seguro, deixe uma janela aberta. Múltiplas janelas que possam permitir a entrada de brisas são ainda melhores.
Durma com roupas úmidas. Pode ser a camiseta, a meia ou até mesmo as peças íntimas. Molhe a peça, torça-a e a coloque. A evaporação que ocorrerá na roupa ajudará você a se refrescar o suficiente para dormir por algumas horas. Este é um método muito simples e ecologicamente sustentável de esfriar o corpo.
A temperatura corporal sobe após alimentação, portanto evite comidas pesadas antes das atividades físicas.
Beba muita água o tempo todo. Pense que seu corpo precisa sempre de água antes mesmo de você sentir sede.
Não tome banho frio antes de se vestir, por mais calor que esteja. A água morna ajuda a dissipar o calor.
O talco espalhado no corpo seco após o banho, usado pelas vovós, ainda é boa ideia para espantar o calor. Existe agora talco em versão cremosa.
Espalhe plantas pela casa. Plantas dentro de casa mantêm o ambiente úmido e ajudam a baixar a temperatura interna.
Durma como os egípcios. O “método egípcio” descrito pelo Lifehacker envolve duas toalhas grandes, uma seca e outra que você deve molhar e depois torcer (ou passar rapidamente pelo ciclo de centrifugação da máquina de lavar) para que não fique encharcada. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha e, com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.
Se nenhuma das medidas acima ajudar, a única solução mesmo é recorrer aos ventiladores e ar-condicionado e esperar a estação acabar, pois até lá, sofreremos muito com o calor excessivo!