Casa Created with Sketch.

7 passos para organizar a casa durante os quatro dias do Carnaval

Conversamos com personal organizers e apresentamos sete dicas para você arrumar a casa neste feriado prologado

09-antes-e-depois-home-office-ganha-cor-e-organizacao-com-reforma-rapida

 (/)

Vai ficar em casa neste feriado e fugir da folia? O feriado prolongado pode ser um bom momento para você investir um tempinho por dia para colocar tudo em ordem. Conversamos com as personal organizers Rafaela Oliveira, do Organize sem Frescuras, Juliana Faria, da Yru Organizer, e Ingrid Lisboa, do Home Organizer, e apresentamos 7 passos para você arrumar sua morada nesse período. Invista neles e surpreenda-se com o resultado na quarta-feira de cinzas!

1. Suas prioridades são só suas. Planeje-as.

“Parece muito, mas quatro dias passam voando! No dia a dia de um final de semana e feriado, aparecem outras atividades que também tomam tempo”, lembra Ingrid Lisboa, do Home Organizer. Para driblar o pouco tempo, Rafaela Oliveira, do Organize sem frescuras, sugere estabelecer as prioridades e, na falta de tempo para deixar tudo em ordem, priorizar o que é mais caótico na casa. Não existe uma regra do tipo “comece pelo quarto, vá para a sala e, então, organize a cozinha”. Cada casa é uma casa e o morador precisa verificar quais são os cômodos mais necessitados.

2. Faça uma lista inicial

Algo a-do-ra-do por quem é da área de organização são listas! Listas aumentam a produtividade. Listas evitam perda de tempo. Listas (bem feitas) evitam frustrações. Então, foco nelas! Veja o que é prioritário e liste tudo! “Só tenha cuidado para não fazer uma lista que não consegue cumprir. Se fizer isso, pode chegar no final do feriado e você não ter feito metade das tarefas e ficar desanimado”, afirma Juliana de Faria, da Yru Organizer.

3. Organize por áreas da casa

Depois de ter estabelecido os locais prioritários para organizar em sua casa, mãos à obra. É bacana agrupar “áreas” semelhantes na hora de organizar. Se for se dedicar ao seu guarda-roupa, por exemplo, em seguida invista no guarda-roupa do seu filho, ao invés de passar para a despensa.

4. Método: tire, limpe e separe

A personal organizer Ingrid Lisboa afirma que um erro comum na hora de arrumar e, antes de colocar a mão na massa, sair às compras de organizadores. O melhor método na hora de organizar qualquer cômodo da casa é: tire as peças do móvel/área, limpe o espaço e analise o que você tirou. “Separe o que será guardado outra vez do que será descartado ou doado”, sugere a profissional.

5. Compre organizadores e guarde

Então, após separar o que fica, veja do que necessita para colocar essas peças em ordem e, apenas nesse momento, vá às compras dos organizadores que estão em falta. Isso ajuda você a não comprar organizadores que serão inúteis ou ficar desnorteado em uma loja. Juliana Faria, do Yru Organizer, afirma que não adianta tirar tudo do lugar e, na hora de guardar, deixar tudo de qualquer jeito: é preciso investir em organizadores, caixinhas, sacolas para separar e criar grupos de peças, evitando a desarrumação.

6. Atenção ao tempo

Na hora de listas as tarefas, coloque um tempo para fazer cada uma delas. A dica é de Rafaela Oliveira e ajuda você a não ficar perdido entre tantas tarefas e perder tempo. “Uma dica útil é, entre as atividades, dar uma pausa – não precisa ser um tempo para ir ao parque ou algo mais demorado, pode ser um período para uma refeição, por exemplo. Isso ajuda o cérebro a descansar e a dar mais pique para quando você retornar ao trabalho”, sugere Ingrid.

7. Desapega!

Entre as últimas áreas à serem organizadas estão as que podem despertar um apego emocional. Não, não estamos nos referindo àquele sapato que você não usa há 3 anos, mas não tem coragem de jogar fora. Sobre esse sapato, você tem que avaliar se preciosa ou não dele. Se não o utiliza há tanto tempo, é bem possível que o melhor lugar para ele é o lixo ou o pé de outra pessoa. Passe adiante. Aqui, o apego emocional está relacionado ao que pode trazer lembranças e fazer você perder tempo. Sabe aquela parte do armário com álbuns de fotografia? Não comece por ela, afinal, você pode querer ver uma fotografia e ver outra e outra e acabar passando o dia vendo imagens antigas. Deixe os itens que tragam memórias para o final. A sugestão é de Ingrid Lisboa.

Extra! Mantenha tudo limpo e organizado

Não adiante organizar e limpar uma área e desorganizar a outra. As três profissionais são unânimes: é preciso manter organizado o que está no lugar. Fique mais atento a como está guardando as peças, não deixe nada jogado, crie o hábito de usar (e abusar) dos organizadores. Só deixando tudo no cantinho certo é que você conseguirá manter a casa em ordem.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.