Casa Created with Sketch.

6 receitas com pipoca assinadas por participantes do Masterchef

Carla Correia, Murilo de Oliveira, Lucas Furtado, Larissa Douat e Cecilia Padilha compartilham as receitas de sopa de cogumelos com raiz de alho poró, tartare de abacaxi com gema de manga, panceta suína com texturas de milho, pudim de manga, gelatina de pipoca e coco e espuma de hortelã, brownie de chocolate belga com doce de leite e baião de três. Todas com pipoca!

abre - masterchef

 (/)

Na última semana, o Sabiar realizou o evento “Pipó Gourmet Fun Dinner – A grande escolha do chef”, no espaço Panela de Pano, em São Paulo, e contou com a participação de Carla Correia, Murilo de Oliveira, Lucas Furtado, Larissa Douat e Cecilia Padilha – todos ex-participantes do programa MasterChef Brasil. O desafio proposto a todos era criar pratos salgados e sobremesas utilizando pipocas da Pipó na receita e você confere seis delas abaixo.

 

sopa

 (/)

Sopa de cogumelos com raiz de alho poró – Receita de Lucas Furtado

 

Ingredientes:

– 150 g de cogumelo eryngui cortado em cubos

– 100 g de champignon cortado em cubos

– 50 g de shiitake cortado em cubos

– 50 g de cogumelo Portobello cortados em cubos (25 g usados no creme e 25 g usados na montagem)

– tomilho a gosto

-100 g de manteiga

– 3 dentes de alho

– 150 ml de leite integral

– 200 ml de creme de leite fresco

– 1 alho poró bem picado com raiz bem comprida

– 50 ml de conhaque

– Óleo de milho ou girassol para fritar

– 30 g de pipoca Pipó sabor trufa branca

 

Modo de fazer:

Salteie os cogumelos e o alho poró na manteiga sem dourar. Flambe-os com conhaque. Reserve. Bata todos os cogumelos com o creme de leite e o leite (deixe 25 g de Portobello reservado para a finalização) e leve o fogo. Ferva até o líquido evaporar. Frite as raízes de alho poró. Monte o prato Sopa de cogumelos com raiz de alho poró – Receita da Lucas Furtado Ingredientes: – 150 g de cogumelo eryngui cortado em cubos – 100 g de champignon cortado em cubos – 50 g de shiitake cortado em cubos – 50 g de cogumelo Portobello cortados em cubos (25 g usados no creme e 25 g usados na montagem) – tomilho a gosto -100 g de manteiga – 3 dentes de alho – 150 ml de leite integral – 200 ml de creme de leite fresco – 1 alho poró bem picado com raiz bem comprida – 50 ml de conhaque – Óleo de milho ou girassol para fritar – 30 g de pipoca Pipó sabor trufa branca Modo de fazer: Salteie os cogumelos e o alho poró na manteiga sem dourar. Flambe-os com conhaque. Reserve. Bata todos os cogumelos com o creme de leite e o leite (deixe 25 g de Portobello reservado para a finalização) e leve o fogo. Ferva até o líquido evaporar. Frite as raízes de alho poró. Monte o prato.

 

tartare

 (/)

Tartare de abacaxi com gema de manga – Receita de Lucas Furtado

 

Ingredientes:

– 1 abacaxi

– Flor de manjericão

– 4 beterrabas

– 3 mangas espada

– 10 g de alginato de sódio

– 5 g de lactato de cálcio

– 100 g de isomalte

– Pimenta rosa

– Pétalas de crisântemo comestível

– Pipoca Pipó sabor raspas de laranja 

 

Modo de fazer:

Bata as beterrabas com um pouco de água. Coe e leve o suco ao fogo baixo para reduzir até a metade. Corte o abacaxi em cubos bem pequenos, misture com a redução e com as flores de manjericão. Reserve. Bata a manga com açúcar e pouquíssima água. Separe um litro de purê de manga e bata com o alginato. Misture o lactato de cálcio em 500 ml de água. Coloque colheres do purê de manga na água com alginato. Retire as gemas com uma escumadeira após 3 minutos e passe-as por um banho de água. Derreta o isomalte em fogo baixo. Espalhe em papel manteiga ou silpat, polvilhe com a pimenta rosa e deixe esfriar.

Montagem:

Monte o tartare com a ajuda de um aro. Coloque a gema sobre o tartare. Quebre o caramelo de pimenta rosa em formatos irregulares. Decore com as pétalas e espete em cima do tartare. Finalize acrescentando o toque crocante da pipoca sabor raspas de laranja.

 

panceta

 (/)

Panceta suína com texturas de milho – Receita de Murilo Oliveira

 

Ingredientes:

 

– 800 g de panceta

– 150 g de Pipoca Pipó Sabor Caramelo com Flor de Sal

– Páprica picante

– Sementes de cominho

– 9 espigas de milho verde

– 1 maçã verde

– 500 g de batatas Asterix

– 250 g de manteiga

– salsinha .

– sementes de mostarda

– 300 ml de vinagre de maçã

– Sal e pimenta

 

Modo de Preparo:

 

Panceta assada:

Tempere a peça de panceta com sal, pimenta, páprica e as sementes de cominho.  Pincele azeite sobre a carne. Embrulhe em papel manteiga e embrulhe novamente em papel alumínio. Asse por cinco horas em forno em temperatura 90° C. Se seu forno não atingir esta temperatura, não tem problema. Asse em temperatura mínima (160° C) por cerca de 3 horas. Retire do forno e mantenha a carne embrulhada enquanto esfria. Leve à geladeira por 12 horas para que a gordura se solidifique. Desembrulhe a carne e corte nas porções desejadas. Sele em uma frigideira com um fio de azeite de todos os lados e sirva.

 

Purê de milho:

Cozinhe as batatas em água com uma pitada de sal. Descasque-as ainda quente e amasse. Cozinhe o milho verde e processe em um liquidificador, passe em uma peneira e agregue as batatas. Volte à panela, acrescente duas colheres de manteiga e corrija sal e pimenta.

 

Milho verde refogado com maçã verde:

Refogue o milho em uma panela com manteiga, pimenta e salsinha. Corrija o sal no final. Acrescente maçã verde em cubinhos após desligar o fogo.

 

Picles de grãos de mostarda:

Ferva os grãos em água. Coe e descarte a água do cozimento.  Repita o processo oito vezes. Prepare uma solução com 75% vinagre, 25% água, proporções iguais de sal e açúcar. Mergulhe os grãos na solução. Deixe curtir por no mínimo um dia.

 

Pó de pipoca:

Em um processador triture Pipó Sabor Caramelo com Flor de Sal. Retire pedaços maiores.

 

Dica: Sirva com grãos de Pipó Sabor Caramelo com Flor de Sal

 

murilo

 (/)

Pudim de manga, gelatina de pipoca e coco e espuma de hortelã – Receita de Murilo de Oliveira

 

Ingredientes:

– 800 g manga Tommy

– 150 g de nata

– Açafrão da terra

– 250 ml de leite de coco

– 150 g de Pipó Sabor Curry e Mostarda

– Hortelã

– 80 g de açúcar

– 4 g de agar-agar

– 3g de lecitina de soja

 

Modo de preparo:

 

Pudim:

Processe a manga até virar um purê. Reserve 500 g. Em uma panela dissolva 1,5 de agar-agar em água. Acrescente o purê de manga e aqueça até 80° C. Desligue o fogo, acrescente a nata e coloque em um recipiente de sua escolha.

 

Gelatina de pipoca e coco:

Em uma panela ferva o leite de coco. Desligue o fogo e coloque a pipoca no líquido. Aguarde por uma hora até o sabor estar incorporado a mistura. Coe. Retorne ao fogo e acrescente 2,5 g de agar-agar. Derrame sobre o pudim de manga já gelado.

 

Espuma de hortelã:

Bata o hortelã em água e açúcar. Coe, coloque em uma panela e aqueça até 60º C. Acrescente a lecitina de soja e bata com um mixer. A espuma se formará na superfície. Retire com uma colher e sirva.

 

Dica: sirva com pedacinhos de manga picados com pimenta biquinho e não esqueça sua Pipó Sabor Curry e Mostarda para harmonizar.

 

 

cecilia

 (/)

Brownie de chocolate belga com doce de leite – Receita de Cecilia Padilha

 

Ingredientes:

– 250 g de chocolate meio amargo picado

– 150 g de manteiga sem sal

– 4 ovos batidos

– 50 g de açúcar refinado

– 100 g de açúcar mascavo

– 1 pitada de sal

– 150 g de farinha de trigo

– 100 g de chocolate ao leite picado

– 200 g de doce de leite cremoso

– 30 g de creme de leite

– Papel manteiga para cobrir a forma

 

Modo de Fazer:

Pré-aquecer o forno a 180º C. Forrar uma assadeira de 23×23 cm com o papel manteiga. Levar o chocolate meio amargo e a manteiga ao micro-ondas por cerca de 2 minutos ou até que estejam derretidos e homogêneos. Reservar. Em outra tigela, bater com um fouet os ovos e os dois tipos de açúcar até ter uma mistura bem cremosa. Adicionar o sal e a mistura de chocolate amargo. Adicionar aos poucos a farinha e os pedacinhos de chocolate. Em uma panela separada, misturar o doce de leite com o creme de leite e levar ao fogo, mexendo com um fouet, para amornar e tornar essa mistura mais fluida. Reservar.

Despejar a mistura do brownie na assadeira e por cima dessa mistura colocar colheradas do doce de leite. Mesclar as duas cores, com auxílio da ponta de uma faca e puxar a mistura de baixo (de chocolate) para que fique por cima do doce de leite. Leve para assar por 20-25 minutos até uma crosta se formar por cima. Esperar esfriar totalmente e só desenformar e cortar depois.

 

carla

 (/)

Baião de três – Receita de Carla Correia

 

Ingredientes:

– 80 g de carne seca

– 80 g de bacon

– 80 g de lingüiça calabresa

– 50 g de queijo coalho

– 25 g de arroz agulhinha

– 25 g feijão de corda

– 200 ml de manteiga de garrafa

– 10 g de alho

– 30 g de cebola

– 10 g de pimenta de cheiro

– coentro, salsa e cebolinha a gosto

– 70 g de pipoca Pipó Lemon Pepper

 

Modo de preparo:

Prepare o arroz e o feijão da maneira tradicional e reserve. Numa frigideira grande, coloque o bacon cortado em pequenos cubos e deixe fritar até quase no ponto, acrescente a lingüiça picada e frite. Tire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, coloque o alho em lâminas, frite e depois acrescente a cebola picada em cubos pequenos até que fique translúcida. Por último, adicione a pimenta de cheiro. Junte a carne seca dessalgada, cozida e desfiada. Mexa. Junte o arroz cozido e o feijão, misture delicadamente até que todos estes ingredientes estejam misturados. Acrescente a manteiga de garrafa. Por último, coloque um pouco do caldo do feijão para dar umidade. Monte o prato colocando a pipoca Lemon Pepper triturada como farofa ao lado. Não coloque por cima para não murchar a pipoca.

 

bom-apetite

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s