5 dicas para diminuir o calor em casa com ajuda da decoração

A arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress, fala sobre como manter o ambiente aconchegante usando elementos do cotidiano

Por Yeska Coelho Atualizado em 23 dez 2020, 09h18 - Publicado em 25 dez 2020, 06h00

O verão chegou e o calor pode comprometer o aconchego dentro de casa. Mas algumas técnicas bem simples de decoração podem ajudar a passar uma sensação climática mais agradável.

Quem dá as dicas é a arquiteta Renata Pocztarku, CEO da ArqExpress , que separou uma série de ideias para o dia a dia com a intenção de deixar o seu lar mais agradável em relação à temperatura. “Coisas simples podem ajudar a diminuir o calor e, de quebra, reduzir os gastos com energia elétrica. Basta escolher o tecido certo, a disposição dos móveis, como plantas necessárias para o ambiente e adaptabilidade natural”, afirma o especialista.

1- Plantas no ambiente

Natalia Artaxo/Casa.com.br

As plantas aumentam a umidade e facilitam a circulação do ar no interior da casa . Elas também são verdadeiros purificadores de ar naturais, que tornam o ambiente livre de poluentes como monóxidos e benzenos. Além disso, o uso de plantas deixa a decoração sustentável e dá uma aparência mais saudável ao local.

2- Use cortinas ou persianas para conter o calor

Casa Claudia/Casa.com.br

Além de serem grandes aliadas na decoração de interiores, as cortinas em rolo funcionam como “telas solares” e reduzem em até 95% a entrada dos raios de sol dentro do ambiente.

3- Opte por tons mais claros

AMOO/José Hevia/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Você já deve ter ouvido que cores mais escuras absorvem energia e passam uma sensação térmica maior, certo? Isso é verdade. E no caso da decoração de interiores, os revestimentos de parede mais escuros realmente retém mais calor. Logo, as cores mais claras na varanda, sala, quarto e demais ambientes que deseja refrescar pode ser uma boa aposta.

4- Disponha os móveis permitidos maior circulação de ar

Denilson Machado/Casa.com.br

Não basta só deixar as janelas abertas para a casa ventilar, é necessário mais do que isso. Para o ar fluir sem interferências, é necessário criar correntes de ar na residência, tirando móveis que podem interferir nesse trajeto. Segundo Renata, vale mexer no sofá, nas cadeiras e em tudo que fique nesse meio.

5- Escolha os tecidos mais leves

divulgação/Casa.com.br

Algodão e linho amenizam o calor pois são leveza ao cômodo. Logo, vale substituir peças de couro, veludo (como sofás, almofadas e tapetes) por itens feitos d esses tecidos mencionados acima .

 

Continua após a publicidade

Publicidade