Casa Created with Sketch.

4 passos para você investir na carreira

Saiba como cuidar da sua carreira sem atrapalhar a vida pessoal. Confira as dicas dos especialistas

carreira

 (/)

O excesso de afazeres pode dar a sensação de que o aprimoramento profissional será sempre um projeto em suspenso. Não desanime. Com um pouco de organização e foco, é possível incrementar o currículo sem descuidar da vida pessoal. Confira as dicas dos especialistas:

Primeiro passo – Organização e foco

 

Organização e foco são fundamentais para quem quer dar um gás na carreira. Os especialistas garantem que ninguém precisa virar workaholic para se sentir em dia com o desenvolvimento profissional. “Quais são meus objetivos? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer”, afirma a gerente de carreiras Bruna Tokunaga Dias, de São Paulo. “O principal é ter perspectiva. Definir metas para cada semestre ou ano”, diz Bruna.

Segundo passo – Lista de prioridades

 

Eabore um lista pela ordem de prioridade. Você pode usar o método organizacional GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), indicado pelo CEO Carlos Alecrim. O esquema consiste em listar todos os projetos que você deseja tocar. Depois, atribuia a cada um deles as notas 1, 2 ou 3, de acordo com as seguintes variáveis:

• G: 1 para pouco grave, 2 para grave ou 3 para muito grave

• U: 1 para pouco urgente, 2 para urgente ou 3 para muito urgente

• T:  1 se a tendência é ser resolvido com o tempo, 2 se ficar do jeito que está ou 3 se piorar no decorrer do tempo

Por fim, some os números correspondentes a cada intento e comece a realizar as ações de maior peso.

Terceiro passo – Gerencia de tempo

 

Tente gerenciar o seu tempo e não se esqueça de estabelecer prioridades. “Obrigue-se sempre a começar o dia com as tarefas mais complexas ou mais chatas, pois nesse período seu cérebro está mais descansado”, diz Alecrim. Além disso, não acumule afazeres difíceis e cuide da ansiedade. “Ela rouba seu tempo ou reduz sua capacidade de execução”, acrescenta o CEO.

Para Alkíndar de Oliveira, consultor de empresas, de São Paulo, administrar os ponteiros tem relação direta com viver o presente: “Quando estiver no trabalho, esteja no trabalho. Quando estiver com sua família, esteja com sua família”, frisa.

Quarto passo – Saiba onde pretende investir

 

Saiba onde pretende investir. Com tantas ofertas de cursos de idiomas, especializações, workshops, intercâmbios e afins, torna-se um trabalho à parte definir o que vale a pena fazer. Escolher determinada formação com base na fama é, no mínimo, arriscado. “O profissional deve buscar algo que atenda a demandas específicas de sua área de atuação ou que esteja alinhado à sua perspectiva de carreira”, diz Bruna.

De acordo com Carlos Alecrim, para termos uma visão global do lugar que queremos ocupar, temos de visualizar três conjuntos de competências: as técnicas (especialidade profissional), as estratégicas (planejamento gerencial) e as comportamentais (liderança). Uma vez observadas essas categorias, temos condições de traçar estratégias realistas: “Veja que conjunto de competências está menos favorecido e invista nele para melhorar sua condição”, ensina.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s