34 dicas para dormir bem

A matéria Boa Noite, Durma Bem revela alguns segredos dos leitores para uma noite de sono tranquilo. Confira mais artimanhas enviadas por nossos leitores e internautas. Veja também as orientações para um quarto ideal e saiba quando a dificuldade para dormir é insônia mesmo.

Por Kátia Stringueto Atualizado em 15 dez 2016, 12h20 - Publicado em 3 Maio 2013, 17h03
quarto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Quando estou com mais dificuldade de pegar no sono coloco um CD, faço uma viagem interior, e vou relaxando com a voz suave e com as imagens propostas pelo CD dado de brinde pela própria Bons Fluidos.

Andrea Morais, Nova Lima, MG

2. Tomo um banho gostoso, depois um banho de creme, fazendo carinho no corpo todo. Dormir cheirosa, em uma cama limpinha, aromatizada, em silêncio, não tem nada melhor.

Débora Oliveira Diogo, São Paulo, SP

“Um banho antes de dormir ajuda a reduzir a atividade mental e a soltar a tensão muscular”, diz Sylvia de Seganttini, consultora de banhos do Buddha Spa, em São Paulo. Para que o banho seja sedativo, a temperatura deve ficar em torno de 37 graus no verão e 38 graus no inverno. O banho precisa ser tomado, no máximo, trinta minutos antes de se deitar para manter o efeito relaxante. Não adianta tomar banho e sentar na frente do computador para trabalhar antes de ir para a cama. “Um banho enriquecido com aromaterapia, com seleção de óleos calmantes, induz a um sono profundo e restaurador”, diz Sylvia. Um desses óleos é a lavanda, que funciona ainda melhor se usada em sinergia com outros como rosa, camomila e a manjerona.

3. Durmo de máscara. Assim, posso deixar a janela aberta e não acordo com a claridade.

Heloisa Bolelli, Ribeirão Preto, SP

No escuro, o organismo produz melatonina, que induz ao sono. A máscara é uma forma de “enganar” o corpo. “Usar óculos escuros a partir do final da tarde também ajuda o organismo a ir se adaptando ao anoitecer e faz a pessoa a pegar no sono mais cedo”, ensina o neurologista Marco Tulio de Melo, especialista em biologia do sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Da mesma forma, se quiser manter-se alerta pela manhã, nada de usar óculos escuros. Deixe a luminosidade agir”, completa ele.

4. Faço um escalda-pés com óleos essenciais.

Isalda Regina Biral, São Paulo, SP

O escalda-pés é uma alternativa para melhorar o sono a partir da nossa base. “A água quente nos pés leva ao equilíbrio das polaridades yin e yang”, diz Sylvia de Seganttini, consultora de banhos do Buddha Spa, em São Paulo. “Literalmente, pés quentes esfriam a cabeça quente”, brinca ela. Sylvia dá uma receita.

Coloque dentro de um balde ou bacia algumas bolinhas de gude ou seixos.

Depois acrescente água bem quente, mas numa temperatura suportável, o suficiente para relaxar e energizar.  

Despeje três colheres de sulfato de magnésio ou sal grosso.

Coloque meio limão espremido, ou duas gotas de óleo essencial de limão, e três gotas de óleo de lavanda. O limão é antiséptico e amacia as peles ásperas, e a lavanda relaxa.

Mergulhe os pés e aproveite o momento para massageá-los sobre as bolinhas ou o seixo.

Com uma caneca, jogue essa água a partir dos joelhos.

Depois de alguns minutos, se sentir que a água esfriou, coloque um pouco mais. Quinze minutos de escalda-pés são suficientes.

Encerre com água fria a partir dos joelhos. Seque bem os pés e coloque meias. Em poucos minutos os pés estarão quentinhos, o que ajudará a induzir ao sono.

5. Depois de um banho relaxante, faço uma massagem nos pés.

Joanete Rosa, São Paulo, SP

6. O momento anterior a pegar no sono pode ser mágico quando divido uma taça de vinho com meu marido, depois peço uma deliciosa massagem nos pés.

Josiane Efangelo

7. Quando faço ginástica no final da tarde, percebo que durmo muito melhor. Corro, pedalo, faço musculação. Depois deito na cama e pego no sono rapidinho.

Adriana Audi, São Paulo, SP

Cansar o corpo ajuda a descansar a alma, sem dúvida. Durante muito tempo acreditou-se que praticar exercício próximo da hora de dormir atrapalha o sono. Mas uma pesquisa realizada pela National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, e divulgada em março, mostrou que academia e cama realmente combinam. Foram avaliados 1000 adultos, classificados em quatro categorias: os que faziam exercício vigoroso, moderado, leve ou que não faziam exercício algum. 67% dos que relataram fazer algum tipo de exercício afirmavam ter boas noites de sono, contra 39% dos sedentários. O tempo que se passa sentado durante o dia também faz diferença, mostra o mesmo estudo. Todos os que ficavam até 8 horas por dia na sua cadeira do escritório ou de casa, dormiam bem. Mas o número cai para apenas 16% dos que passam mais de dez horas por dia sentados.

8. O que me faz dormir é um banho seguido de uma hidratação corporal caprichada e uma música ambiente instrumental. Relaxo e durmo tranquilamente.

Ana Maria P. Oliveira, Suzano/SP

9. Normalmente, ler um pouco  com uma boa xícara de chá, relaxa. Mas quando estou com mais dificuldade de pegar no sono coloco um CD, viagem interior, e vou relaxando com a voz suave e com as imagens propostas pelo CD que acho foi dado de brinde pela própria Bons Fluídos.

Andrea Morais Araújo, Nova Lima, MG

10. Tenho todo um ritual: olear o corpo ,tomar um banho morno, fazer massagem nos pés e nas mãos (se for  feita pelo companheiro, melhor ainda). Meditar uns 10 minutinhos e fazer uma oração de agradecimento por mais um dia e pelo adormecer…

Angela Mattos, RJ

11. Moro no Vale da Pedra do Pico do Papagaio, na estrada Aiuruoca Matutu. Vou para a janela e vejo uma lua enorme……escuto os grilos e o som da cachoeira. Olho meus seis filhos, agradeço a Deus por estar ali, vou para a cama e durmo……..

Maria Celina Barge de Mattos, Aiuruoca, MG

12. Uma conversa boa, um beijo na boca de boa noite, seguido de um abraço conchinha. Dormir sentindo o calor do corpo do amor da gente é bom demais!

Cássia Nascimento, SP

13. O que me faz dormir bem? Estar de barriga cheia e quentinha.Se acordar de madrugada …um chocolate. Ou seja, tudo que hoje nao é correto, mas pra mim funciona.

Cristina Pacheco Fernandes, por e-mail

14. Depois de um banho gostoso, me dou outro banho de cremes cheirosos e me prolongo neste ato de carinho pelo corpo todo. Além disso procuro encerrar a última refeição por volta das 21h30. Dormir cheirosa, numa cama limpinha, aromatizada, em silêncio, é o melhor pra uma noite tranquila de sono.

Débora Oliveira Diogo, São PAulo/SP

15. UMA BOA LEITURA, PRINCIPALMENTE da MINHA REVISTA BONS FLUIDOS.

Dolores Lima, por e-mail

16. O que me faz sentir bem antes de dormir é ganhar um belo cafuné do meu marido.Chego em casa às 22h e ele pacientemente me espera chegar, tomar banho e me deitar para me perguntar como foi meu dia e depois me fazer cafuné. Me sinto amparada e recompensada pela correria do dia a dia Elaine Adorno – São Paulo

17. Um bom livro, daqueles de suspense, espionagem, thriller. Ai que delicia!

Continua após a publicidade

Etty Verissimo da Costa, São Paulo, SP

18. “Uso máscara quando deixo a janela aberta para não ser despertada pela claridade de mais um dia; tomo um chá quentinho de hortelã com mel. Mas o que eu gosto mesmo é pegar no sono enrodilhada no meu marido, saber que ele está ali, como que me protegendo, ainda que tenhamos 36 anos de um casamento. “

Heloisa Bolelli, Ribeirão Preto/SP

19. O que me faz dormir bem:

Não tomar café depois das 16 horas.

Um bom livro – de preferência romance; porque leio algumas paginas e o sono vem.

Um banho relaxante, depois passar um creme com umas gotas de essência de lavanda.

Isalda Regina Biral, São Paulo

20. “Para acalmar os pensamentos e emoções do dia que passou, faço um relaxamento simples respirando fundo e suavemente, tento afastar qualquer lembrança de projetos ou afazeres e me concentrar somente na respiração. Se os pensamentos estão agitados, deixo eles se atropelarem na minha mente primeiro e depois de alguns minutos quando eles perdem a força, concentro no silêncio e vazio, e muitas vezes sem perceber já caí em um sono profundo”.

Jennifer Promenzio, Sydney, Austrália  

21.O que me faz dormir bem? Um chocolate quente e doce.

Um banho relaxante.Uma massagem nos pés.

Mas, o que realmente gosto é de ler um bom livro e uma boa revista como a Bons Fluídos.

Joanete M Rosa, São Paulo/SP

22. O que me faz dormir bem é um dia bem vivido, totalmente presente em todas as dores ou alegrias do dia-a-dia…vivendo cada dia com simplicidade e sem arrependimentos.

Julia Kim, São Paulo

23. …  um livro, musica, filme, uma taça de vinho… são elementos que me ajudam a esquecer a rotina do dia que passou e não pensar no próximo.Sentir o calor de outro corpo na cama.. dá uma sensação de proteção. Máscara para dormir.. pijama confortável.. e claro… dividir o travesseiro com minha gatinha…  o ronron felino soa como um mantra.

Karina Keller, São Paulo

24. O que me faz dormir bem é estar relaxada, sem preocupações. 

Magui Mattos Busico

25. Neste momento, com certeza, uma máscara me ajuda a dormir melhor.

Marilucia Barbosa – Maceió/AL

26. Um bom banho antes de dormir, um chá de camomila, a leitura de um bom livro e exercícios de respiração para relaxar são uma boa dica que procuro utilizar para amenizar a dificuldade para dormir.

Patricia Freitas, Cabo de Santo Agostinho- PE.

27. Para dormir bem eu coloco um cd de meditação e muitas vezes nem vejo quando termina…ja fui para outra esfera

MarciaIlhabela, SP

28. Eu normalmente não tenho problemas para dormir, mas, para o meu sono ser ainda melhor, nada como um banho quente, pijama e roupa de cama recém tirados do armário, macios e cheirosos. Se tiver um chazinho morno aí a noite é dos deuses!!

Ruth Cibils, São Paulo – SP

29. Tenho um filho hoje com 10 anos, chamado Pedro  e uma sobrinha com 14 anos, chamada Luiza …. e muitas vezes em que Luiza veio em casa para dormir, brincávamos de SPA…

Em nossa brincadeira de SPA era possível perceber aromas, sons, toque…. cuidados com o corpo e relaxamento da mente…..Fazíamos um escalda pés, automassagem …..depois cada um deitava , fechava os olhos e eu colocava toalhinhas umidificadas com chá de camomila e juntos fazíamos respirações profundas. Nestas noites, todos dormíamos plenos e felizes…..

Regina Alves de Mira tenho 43 anos, Moro em Mogi das Cruzes

30. Um cafuné, uma massagem nos pés feita pelo marido, um vinho, usar uma máscara para dormir…

Regina Oliveira

31. O que me faz dormir bem é, primeiro, um chá de camomila, depois uma meditação e, em seguida, deitar com a sensaçáo que estou num lugar acolhedor, seguro e perfeito para ter bons sonhos que me guiarão sempre às boas decisões.

Virginia Maria Lopes Couto, Pontevedra (Espanha)

32. Uma boa massagem nos pés e o cafuné do meu amado marido, mesmo após tantos anos juntos.

Yvette S.S.C.Machado

33. O que me faz dormir bem é estar de bem comigo mesmo, ler um bom livro um pouco antes de deitar ou tomar um banho bem perfumado e relaxante. É estar em paz interiormente, uma paz resultante de açoes de bem praticadas durante o dia que se passou.jorcely ribas

34. Busco deixar a agenda do dia seguinte organizada, acendo um incenso, faço uma oração, fico uns minutinhos na janela apreciando a noite (lua cheia nas noites de lua cheia, céu estrelado ou nublado, garoa ou noite clara, enfim, o que houver, eu aprecio) e agradeço pelo dia, e aí me deito, decidindo que terei uma noite repousante e acordarei cheia de boas energias para o dia seguinte.

Glória Francisca Gonçalves, Santo André – SP

 

 

Sinal de atenção

Alguns sinais indicam que algo não vai bem com o corpo e a dificuldade para dormir pode não ser passageira.

A dificuldade para dormir afeta o dia a dia, provocando sonolência excessiva, falta de motivação.

O cansaço é constante e há problemas de atenção e memória.

A dificuldade para dormir persiste por mais de 15 dias, e aparece pelo menos três vezes por semana.

Há relatos por parte dos familiares de ronco e apneia, quando a pessoa para de respirar por alguns segundos ou apresenta engasgos.

 

O quarto ideal…

… deve ser livre de ruídos e luz.

…. tem temperatura entre 17 e 27 graus.

… não tem televisão, que aumenta o barulho e a luminosidade.

… não deve ter computador.

…. serve apenas para dormir, nenhuma outra atividade.

… não deve ter relógio, que gera ansiedade.

 

Continua após a publicidade

Publicidade