A obra de arte GROW ajuda as plantas a crescerem com menos pesticidas
Assinada pelo holandês Daan Roosegaarde, em parceria com o Rabobank, a intervenção utiliza certas combinações de luz para melhorar a saúde das plantas
Como podemos construir um futuro melhor se não dermos atenção à agricultura e aos agricultores que nos alimentam? Esse foi o questionamento feito pelo holandês Daan Roosegaarde na instalação GROW.
Em parceria com o Rabobank, um banco de atuação global especializado em soluções financeiras e estratégicas para o agronegócio, o artista criou uma intervenção artística luminosa com o objetivo de valorizar a beleza da agricultura e a inovação de tecnologias sustentáveis.
A obra consiste em uma combinação de luzes projetadas sobre uma plantação de 20 mil m², na Holanda. Ela foi inspirada nas tecnologias de iluminação fotobiológica, as quais apontam que certas combinações de luz podem aumentar o crescimento das plantas e ativar seus sistemas de defesa, permitindo reduzir o uso de pesticidas em até 50%.
O resultado é um cenário fantástico, poético e tecnológico: uma luz que aponta para um futuro melhor, mais humano e sustentável.
Floração rara de palmeira no Jardim Botânico do Rio demora 70 anos para acontecer
Reforma separa cozinha de estar e cria varanda gourmet com mesa de 3 m e 200 kg
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Qual a cor que você deve usar em 2026 para ter sorte





