Museu do Louvre recria a Mona Lisa em 3D em homenagem a Da Vinci

Com tecnologia de infravermelho, raio-x e refração, a exposição busca democratizar o acesso à arte

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h44 - Publicado em 11 nov 2019, 13h54
Museu do Louvre, em Paris. Divulgação/Casa.com.br

O ilustre Museu do Louvre, em Paris, firmou parceria com o HTC VIVE Arts para criar sua primeira experiência de realidade virtual que homenageia o 500º aniversário da morte de Leonardo Da Vinci.

Intitulada “Mona Lisa: Beyond The Glass” (em português, “Mona Lisa: Além do Vidro”), a exposição se utiliza de infravermelho, raios-x e refração para renderizar o retrato icônico em 3D e deduzir como ela poderia estar em movimento.

Divulgação/Casa.com.br

Em um trabalho conjunto entre artistas de RV e especialistas do museu, a mostra – maior entre todas de Da Vinci já montadas – tem como objetivo democratizar o acesso às experiências artísticas, compartilhando os detalhes próximos e únicos do retrato através da realidade virtual.

Para se ter uma ideia, devido às massas de pessoas que o museu atrai todos os anos, os visitantes geralmente têm apenas 30 segundos para ver a pintura.

Divulgação/Casa.com.br

Nesse sentido, a experiência remove as multidões que normalmente cercam a Mona Lisa, permitindo que os espectadores se deparem com a obra-prima de do artista antes de mergulhar na paisagem montanhosa da pintura.

Também é possível perceber detalhes invisíveis a olho nu, além de fornecer informações sobre as técnicas usadas por Da Vinci e a identidade de sua musa.

Continua após a publicidade

Mona Lisa, 1503-1506 – Leonardo da Vinci. Divulgação/Casa.com.br

Para a experiência imersiva, a HTC montou uma sala de visualização especial com 11 fones de ouvido da linha Cosmos da Vive, que começou no dia 24 de outubro de 2019 e estará em exibição no hall Napoléon do Louvre até 24 de fevereiro de 2020.

Reprodução/Casa.com.br

Uma versão estendida da exposição está disponível para download através do Viveport e outras plataformas online. A experiência também apresenta trabalhos adicionais de Da Vinci, fornecendo uma visão melhor da obra do célebre artista.

Confira mais sobre Mona Lisa: Beyond The Glass no vídeo abaixo:


Mona Lisa: Beyond The Glass

Quando: de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020.

Onde: hall Napoléon do Museu do Louvre, em Paris (França).

Continua após a publicidade

Publicidade