Continua após publicidade

Galeria Bergamin & Gomide apresenta a mostra “A Burrice dos Homens”

A exposição propõe uma reflexão sobre o uso da sátira e dos estereótipos no contexto latino-americano e sociopolítico dos últimos tempos

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h02 - Publicado em 24 jun 2019, 22h36
1-a-burrice-dos-homens
(Divulgação/Casa.com.br)

Em sua segunda exposição no ano, a galeria Bergamin & Gomide apresenta a coletiva “A Burrice dos Homens”, entre 1º de junho e 20 de julho. A mostra partiu de uma série de conversas entre a curadora Fernanda Brenner e o artista Tiago Carneiro da Cunha e propõe uma reflexão aberta sobre o uso da sátira e dos estereótipos como pontos de partida para observações críticas acerca de dinâmicas sociais arraigadas que precisam ser reavaliadas.

2-a-burrice-do-homem
(Divulgação/Casa.com.br)

O nome da exposição vem da pintura homônima do paulista José Antônio da Silva, em que é possível ver uma floresta em chamas, urubus voando sobre a carniça de macacos agonizantes e, no canto inferior, a frase-título da obra A Burice dos Homens (com um R faltando).

A mostra também encontra inspiração na música Marginália II de Torquato Neto, que fala sobre o Brasil ser o fim do mundo. Com o grupo de trabalhos reunidos na exposição (que pairam entre a ficção e a crítica social explícita, advogando pelo incômodo e pelo desconcertante), a reflexão proposta pela curadoria fica evidente.

Continua após a publicidade
4-a-burrice-dos-homens
(Divulgação/Casa.com.br)

Tiago Carneiro da Cunha investiga há anos o que considera ser senso comum, como “a gostosa” ou “o latino-americano”, a fim de testar processos e técnicas artísticas. Em seu trabalho, o Inferno de Dante encontra o congestionamento típico de São Paulo, por exemplo.

Seus personagens infernais parecem caber perfeitamente nas estrofes de Neto, o que levou a curadoria ao trabalho de outros artistas e gerações que conversam com a linha fina entre o cômico, o trágico, o melancólico e o sedutor – características da realidade do país desde a colonização.

Continua após a publicidade
3-a-burrice-dos-homens
(Divulgação/Casa.com.br)

A imagem que o Brasil tem de si mesmo e aquela que é recebida no exterior também surge em vários momentos da exposição, que conta com obras de Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica, Jac Leirner, Glauco Rodrigues, Ivan Cardoso, entre outros.


Continua após a publicidade

SERVIÇO “A Burrice dos Homens” 

Quando?

Visitação: 01/06 a 20/07, de segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 15h

Onde?

Bergamin & Gomide – Rua Oscar Freire, 379, loja 1

Tel: 11 3853-5800 – https://www.bergamingomide.com.br

Continua após a publicidade

Entrada Gratuita

Publicidade